Tudo começa em uma sexta-feira, 15 de julho de 1988. Emma Morley e Dexter Mayhew mal se conheceram e a chegada da vida “pós-universidade” parece se encarregar de separá-los. Eis o ponto de partida para uma forte e complicada relação de amizade cheia de altos e baixos, em que os acontecimentos são narrados durante o período de 20 anos, sempre no mesmo dia – 15 de julho – de cada ano.
Devo começar dizendo que estamos diante de um livro magnífico. Um Dia nos presenteia com personagens construídos com excelência, diálogos sagazes e um enredo com o qual é impossível não se envolver. Cada capítulo refere-se ao dia 15 de julho de cada ano (uma estrutura que considerei genial) e isso contribui para que sempre haja “movimento” na história, além de mostrar a ação do tempo sobre a vida e os próprios personagens. Simplesmente não há passagens cansativas, não há marasmo; o livro consegue prender do começo ao fim.
Em primeiro plano temos o relacionamento entre duas pessoas e, de forma paralela, somos mergulhados nas expectativas dos personagens em relação à própria vida. Sucessos, fracassos, desilusões, projetos, motivações, tudo isso permeia cada acontecimento narrado, e como na vida real, esse conjunto torna-se crucial na determinação dos caminhos de cada personagem. Aliás, considero o enredo bastante realista, um retrato de algumas fases da vida em que imagino que todos compartilham muitos dos sentimentos (e frustrações, e convicções,...) narrados. Durante a leitura, enxerguei a mim mesma em muitas partes, sob vários aspectos.
Os personagens são, a meu ver, o ponto mais alto do livro. Dexter é o tipo que demora a amadurecer, que leva a vida no imediatismo, e para quem o que é tangível tem mais valor. Muitas vezes deixa-se dominar pela arrogância e pelo desejo por status. Emma é geniosa, intelectual e de opiniões fortes, e não é exatamente uma pessoa muito fácil de lidar. Pessoalmente, acho o personagem de Emma fascinante em todos os seus aspectos; mesmo quando quer ser chata (e consegue perfeitamente!), ela revela traços de uma personalidade marcante, ainda que a falta de autoconfiança se mostre muito presente e acabe por prejudicá-la em vários momentos.
Um Dia me emocionou bastante (e veja bem, não sou do tipo que se emociona facilmente com livros). Também me “assustou” um pouco ao mostrar como a vida passa tão rápido sem que percebamos – uma verdade à qual normalmente não damos muita atenção no dia-a-dia. Se o que você procura é uma fofa e delicada história de amor e amizade, esse não é o livro mais indicado (ainda que a capa o sugira de maneira irresistível). Mas se você quer algo mais real – tanto para o bem como para o mal –, mas nem por isso menos surpreendente, Um Dia tem tudo para ser aquele livro que vai ficar na sua memória por um bom tempo (e provavelmente vai te fazer pensar e questionar algumas coisas na sua própria vida).
E como todo mundo já deve saber, a versão cinematográfica de Um Dia, dirigido por Lone Scherfig e com Anne Hathaway (adoro ela!) e Jim Sturgess nos papéis principais, tem estreia prevista para julho nos EUA. Não preciso nem comentar que aguardo ansiosamente para conferir essa história na telona!
Título: Um Dia
Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Edição: 2011
Ano da obra: 2009
16 comentários
Estou já no ano 2000 do livro. Putz, é irresistível não lê-lo...
ResponderExcluirparece ser uma história bem bonita, mas meio triste né?
ResponderExcluirAinda pretendo ler.
beijos querida. ^^
Eu já vi o livro por tudo quanto é lugar, mas nunca tinha parado para ler nada sobre ele. Adorei o enredo, agora estou morrendo de vontade de ler! :D Parabéns pela resenha, o livro parece ser bem emocionante. Beijos,
ResponderExcluir@minha_estante - Minha Estante
Oi Aline!
ResponderExcluirTenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro e ando bem ansiosa para comprá-lo!
Ótima resenha a sua. Me deixou ainda mais curiosa :D
Beijos!
Gostei bastante desse livro, mas achei o final um pouco clichê!! Ficou muito comum esse tipo de final de livro! Esperava alguma coisa mais surpreendente!!! rs...
ResponderExcluirBeijos
Camila - Leitora Compulsiva
Adorei a resenha (: Eu estou louca pra ler esse livro, parece ser tudo de bom. Quero o filme também, é claro. UASHAU
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Esse livro já está me tirando o sono!
ResponderExcluirQuando o vi pela primeira vez, ninguém sabia da sua existência, então deixei de lado. Meu maior erro!
Agora todo mundo já comprou, leu, resenhou e eu aqui, chupando o dedo!
Assim que o cartão virar será minha próxima aquisição e tenho dito!
Adorei sua resenha!
É monha primeira vez aqui no blog e já favoritei!
Beijos Daniela / @daride
Eu não sei porque mas esse livro não consegue me chamar a atenção. Acho que é a capa, que eu achei super estranha.
ResponderExcluirGostei da sua resenha e é o tipo de leitura que eu gosto, quem sabe eu não dê uma chance?!
KAJSKLJDSA
Seguindo aqui já, ok?
Beijos, Kamila.
http://vicio-de-leitura.blogspot.com/
Nossa, eu adorooo o design do seu blog! *--*
ResponderExcluirE adorei a resenha tbm, esse livro parece ser tão lindo!
Estou louca para ler. =)
beeeeeijo, Nayanne =*
http://www.bookaholicworld.com
Estou doida para ver o filme e principalmente ler o livro \o/
ResponderExcluirFiquei super feliz em saber que vou conseguir emprestado, pq não ia dar pra comprar por enquanto...
A história parece ser daquelas que vão me deixar apaixonadinha rsrs
Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com
Ei Aline,
ResponderExcluirO meu exemplar deve chegar ainda esta semana, estou muito curiosa para conhecer a história pq só tenho visto resenhas falando muito bem sobre ele. Ótima resenha, não vejo a hora de conhecer o casal e quero ler logo, antes de ver o filme rs.
P.S: Adorei seu comentário em Os ladrões de cisne, obrigada =]
bjos
Nanda
Esse livro foi uma grata surpresa. Estava meio reticente por conta de alguns preconceitos bobos meus. Mas, quando vai chegando pro final, vai dando aquele aperto no peito...ai, muito bom!
ResponderExcluirBeijocas
Oi Aline, esse livro inspira a gente ne? Linda a sua resenha, gostei muito!
ResponderExcluirNao conhecia o seu cantinho, adorei! Vou vir sempre e ja adicionei seu blog no meu blogroll :)
Beijos
Lili
Louca por esse livro!!!!!!!!!!
ResponderExcluirTô louca pra ler esse livro, ansiedade que não passa até que eu o tenha nas mãos. Estou curiosa demais!
ResponderExcluiroi! Seu blog é ótimo, parabéns! Já tinha visto muito sobre esse livro, mas sem confiar muito nas fontes... agora acho que vou ler!
ResponderExcluirAcabei de criar um blog ( acabei mesmo, tipo hoje... tá todo incompleto ainda:), o bookdagarrafa.blogspot.com e seria uma honra se vc passasse lá pra dar uma força( mais ainda se me desse umas dicas) .
01bj e parabéns!