Ainda Não Te Disse Nada [Maurício Gomyde]
Literatura brasileira 14 de dezembro de 2011 Aline T.K.M. 8 comentários
“Ninguém mais escreve cartas hoje em dia”, ela pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...
Ainda Não Te Disse Nada traz como protagonista Marina, 25 anos, garota do interior que estuda moda em São Paulo. Seu dia-a-dia começa no trabalho em uma agência dos Correios, seguido de uma parada no café de uma livraria (onde ela busca inspiração em revistas de moda e copia seus modelos favoritos), para então ir às aulas na faculdade (e colocar os assuntos em dia com as amigas Francesca e Thaís). Os finais de semana, Marina geralmente passa com os pais e os irmãos em São Pedro da Serra. A rotina segue seu ritmo, até que uma pequena grande “missão” surge na vida de Marina e traz consigo um turbilhão de mudanças, questionamentos e sentimentos inesperados.
Antes de mais nada, um aviso: ponham de lado sua faceta mais racional, suas rabugices e descrenças, e só então comecem a leitura. Este é um livro para as(os) românticas(os)!
Assim como em O Mundo de Vidro, a história é leve e apaixonante. Há pitadas de humor e muita descontração, mas também nos deparamos com belas frases que nos tiram o fôlego.
Ainda que narrado em terceira pessoa, vemos tudo através da perspectiva da protagonista. Marina é divertida e é a típica garota certinha, romântica, cheia de convicções – uma espécie de heroína romântica contemporânea. Os personagens são todos bastante divertidos e apresentam forte aspecto real – temos a sensação de que cada um se parece a alguém que conhecemos.
Se por um lado os personagens são bem humanos e “reais” (tal como o ambiente no qual estão inseridos), o enredo em si não é muito pé no chão. É justamente esta característica que o torna especial. O livro nos mostra uma protagonista “perfeita” em busca de seus sonhos, estes também carregados de boa dose de perfeição. A leitura flui com enorme facilidade e o enredo envolve o leitor a ponto de fazê-lo deixar-se levar completamente pela história. Os trechinhos de músicas transcritos dão um toque especial à leitura. (Vocês podem ouvir a trilha sonora do livro no blog do autor)
Finalizei a leitura com certa curiosidade em relação a alguns detalhes sobre os acontecimentos finais. Gostaria de ter lido em detalhe a sucessão de alguns fatos responsáveis pelo final do livro. Esta curiosidade foi bem particular, não sei se os demais leitores compartilhariam da mesma opinião. Apesar desse pequeno “porém”, o encanto da história é preservado; se não temos todos os detalhes que ansiamos, o livro certamente nos dá ferramentas para criar tais cenas em nossas mentes.
Uma leitura deliciosa, para se envolver e se perder completamente na delicadeza de uma singular história de amor!
Título: Ainda Não Te Disse Nada
Autor(a): Maurício Gomyde
Editora: Porto71
Edição: 1ª (2011)
Ano da obra: 2011
Se tiver interesse em comprar o livro, ele está disponível aqui.
8 comentários
Oi Aline!
ResponderExcluirAdoro livros para românticos e gostei bastante da sua resenha! Já me deixou curiosa o bastante para ler o livro.
Beijos!
Ah, já que esse livro chegou aqui em casa, passei ele na frente de todos os outros e confesso que foi um das melhores coisas que fiz. Ainda não tinha lido nada desse autor e me surpreendi muito, realmente o livro proporciona uma leitura deliciosa. Enfim, adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijos&beijos
Book is life
Eu estou lendo ele e, de fato, a narrativa flui deliciosamente. Este é um livro para românticos = para miiiiim, hahhaha. A resenha está ótima! *-* Beijos,
ResponderExcluirRachel Lima - Corujando
Este foi um livro dos melhores livros que li este ano, eu achei simplesmente maravilhoso!!!
ResponderExcluirGostei muito mesmo.
Vanessa - Balaio
Oii,
ResponderExcluirEu amei este livro, também um dos melhores que li. E realmente para pessoas romanticas.
Amei os persangens e com as caracteristicas que Mauricio nos da no livro eu não consigui imaginar o rosto apenas os traços mais marcantes. Porém não tira a graça do livro.
A estória também é inovadora e disso eu gostei bastante.
Beijos, Patty
Cartas para Ficção
Hey Aline ^^
ResponderExcluirO mesmo encontra-se na lista, claro!! romântica nata como esta não poderia deixá-lo.
Um dos Book-trailers mais lindos que já assisti - amei sua resenha, só fez-me querer mais...
Xxx
:: Loma
oi ^^
ResponderExcluirgostaria de agradecer o comentário e dizer que gostei muito do seu blog.
Vi nas postagens passadas muitas indicações de livros interessantes dos quais nunca tinha ouvido falar e de filmes que estou louca pra ver!!!
bjinhus
TÍTULOS DE LIVROS
Já li esse livro e gostei muito, o autor me surpreendeu com essa história inédita e original. Sua resenha ficou muito boa. Abraços
ResponderExcluirhttp://entrepaginasdelivros.blogspot.com/