Livrarias por aí: Shakespeare and Company, Paris
À la française 11 de julho de 2012 Aline T.K.M. 5 comentáriosUM POUQUINHO DA HISTÓRIA
A primeira Shakespeare and Company foi aberta em 1919 pela norte-americana Sylvia Beach e logo se tornou um ponto de encontro e agitação cultural parisiense. Especializada em literatura de língua inglesa, era frequentada por grandes nomes do século XX – Hemingway, Scott Fitzgerald e James Joyce, só para citar alguns. Inclusive, foi Sylvia Beach quem publicou a obra Ulisses, de James Joyce. A loja fechou suas portas em 1941.
Uma outra livraria foi aberta, em 1951, pelo também americano George Whitman. Esta, situada na rue de la Bûcherie (pertinho da Notre-Dame de Paris), foi nomeada Le Mistral, mas com prévia autorização e em homenagem a Sylvia Beach, foi renomeada para Shakespeare and Company.
A livraria continuou o legado da Shakespeare and Company de Sylvia Beach, encorajando novos escritores (que podem ficar hospedados no estabelecimento), mantendo o status de livraria independente e guardando a aura alternativa – e lendária – que sempre envolveu seu nome. Atualmente, quem dirige a loja é a filha de George, Sylvia Whitman, cujo nome lhe foi dado em homenagem a Sylvia Beach. George Whitman faleceu em dezembro de 2011, aos 98 anos.
AOS MEUS OLHOS
Sacola de lona à venda na loja: mimo imperdível! |
Vale a pena visitar o site da Shakespeare and Company para ler sua história de forma mais detalhada e ver fotos de lá. Infelizmente, não é permitido tirar fotos dentro da livraria e eu não quis arriscar; ainda assim, espero que curtam as fotos que fiz da fachada!
Na frente da loja, olhando para a Notre-Dame de Paris, amo esta foto! |
A Shakespeare and Company é considerada por muitos como a livraria mais charmosa do mundo. Olha, não sei se do mundo inteiro, mas sim, definitivamente, é a livraria mais charmosa em que já coloquei meus pés!
LITERATURA RELACIONADA
Shakespeare and Company - Uma livraria na Paris do entre-guerras
de Sylvia Beach, editora Casa da Palavra, 280 páginas
Divertida autobiografia de Sylvia Beach, livreira, editora e escritora que, em 1919, abriu a livraria Shakespeare and Company numa ruela da Rive Gauche, em Paris.
Um Livro Por Dia - Minha temporada parisiense na Shakespeare and Company
de Jeremy Mercer, editora Casa da Palavra, 320 páginas
As memórias de um jornalista mochileiro no melhor estilo bibliomania. Com pouco dinheiro no bolso, descobriu que poderia dormir e viver na Shakespeare and Company em troca de trabalho.
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
5 comentários
oe, aline! tive o grande presente de visitar essa livraria no ano passado *.* é um charme mesmo!
ResponderExcluirtambém me apaixonei pela bagunça organizada dela, pelos recadinhos.. e pela vista que se tem de fora!
e quis mto também tirar fotos de dentro, só que não podia :\
não conhecia a história dela.. que bonito! ainda bem que tem gente cuidando x)
como não poderia dar certo uma combinação entre shakespeare e paris?! impossível haha!
beijos
Rascunhos e Borrões
ps: já anotei sua dica de filme! se você tiver mais dicas do cinema francês, aceito sugestões!
@agnes
ResponderExcluirÉ tudo mesmo essa livraria, amei! E claro que voltei com uma bolsa de lona igual a essa da foto hihihi!
Ah, sobre o filme, ele ia estrear hoje, mas soube que adiaram para o dia 20. =S Mais uma semaninha... mas eu com certeza quero revê-lo no cinema. Bjooo.
Primeira coisa a fazer quando visitar paris: ir até a shakespeare and company! Parece um lugar feito de sonho e imaginação, sempre sonhei em conhecer!! Espero que consiga em breve!
ResponderExcluirBeijãão
CC
http://blogcabelosaovento.blogspot.com.br/
Juro.. fiquei com inveja.. Uma livraria assim é para poucos.
ResponderExcluirEssa livraria é uma coisa fofa ;)
ResponderExcluirAliás td próximo à Notre dame é...
Andy_Mon Petit Poison