Este Vi na Livraria traz dois livros de um mesmo autor: Marcelo Rubens Paiva. Um deles foi lançado este ano, o As Verdades Que Ela Não Diz. O outro certamente é conhecido de muitos de vocês, trata-se do Blecaute. Folheei o primeiro na livraria há uns dias e simpatizei logo de início, fiquei bem interessada. Aí lembrei que faz um tempão que tenho vontade de ler Blecaute. Então resolvi trazer a sinopse dos dois aqui. Se alguém aí já leu, diz se gostou e por quê!
AS VERDADES QUE ELA NÃO DIZ, de Marcelo Rubens Paiva, ed. Foz
Em "As Verdades Que Ela Não Diz", Marcelo Rubens Paiva faz uma divertida e afetuosa abordagem do singular universo feminino que, como o próprio futebol, é também uma caixinha cheia de surpresas. E já que os homens mentem, imagine as verdades que as mulheres não dizem? Trinta anos depois de se lançar como uma das mais influentes vozes da literatura contemporânea no Brasil, o autor de "Feliz Ano Velho" escreve agora acerca das paixões, das traições, dos conflitos conjugais, das loucuras que cometemos e dos obstáculos que enfrentamos em nome ou em busca do amor. As ruas, os bares, as festas, os motéis, o escritório e a academia são alguns dos cenários por onde circulam os personagens desse novo livro, que nos seduz com diálogos certeiros, bem humorados, temperados por toques de erotismo e sensualidade, sem jamais perder a ternura por nossas experiências cotidianas.
BLECAUTE, de Marcelo Rubens Paiva, ed. Objetiva
Inspirado no seriado americano Twilight Zone (conhecido no Brasil por Além da Imaginação), “Blecaute” traz três amigos - os inseparáveis Rindu e Mário, mais a estudante de Letras, Martina – que saem em uma expedição às cavernas do Vale do Ribeira. A aventura desanda em desastre. Após um cochilo num dos salões da Gruta da Rainha, os exploradores se veem presos na caverna. Um dos riachos internos enche e bloqueia a saída. Sem saber o que fazer, Rindu, Mário e Martina aguardam as águas baixarem. Três ou quatro dias depois, eles conseguem emergir da caverna para fazer uma absurda constatação: todas as pessoas à sua volta viraram "duros", paralisados como estátuas de cera ou bonecos de plástico. Um estranho fenômeno ocorreu e os três se tornam os únicos habitantes vivos do planeta.Uma história que flui entre memórias de tempos diferentes, evocadas por Rindu, o narrador. Talvez, uma das melhores e mais cativantes personagens em todo o universo marcelorubenspaiviano, com sua insaciável sede de compreensão - das coisas, das pessoas, do mundo e, principalmente, de si mesmo.
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
6 comentários
Coincidência, terminei Blecaute ontem. Faz um tempo que comprei, mas não pretendia lê-lo tão cedo, do nada resolvi pegá-lo e foi-se num pulo. Pela sinopse, imaginei que seria muito voltado para o publico juvenil, e q eu não gostaria. Mas é muito bacana, uma leitura leve e gostosa. Semana que vem posto as minhas impressões de leitura a respeito do livro no blog ;)
ResponderExcluirSobre AS VERDADES QUE ELA NÃO DIZ, não conhecia. Mas tenho curiosidade de ler 'Feliz ano velho'
[http://leitorcompartilhado.wordpress.com]
Nossa, coincidência mesmo, até porque o livro não é lançamento nem nada. Essa sensação de caos geral que a sinopse me passou é o que mais me atraiu e me deixou querendo ler. Ah, também quero ler Feliz Ano Velho!
ExcluirVou aguardar suas impressões sobre Blecaute! Bjs.
Blecaute eu li há muito tempo e gostei. Esse As verdades q ela não diz foi lançado há poucas semanas, quero ler.
ResponderExcluirEu ainda não li nada do Rubens Paiva. Morro de vontade de ler Blecaute, inúmeras as indicações que me deram dele. :)
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - @luuara
http://www.estantevertical.com/
Tô quase trazendo "As Verdades Que Ela Não Diz" pra casa. Também dei uma folheada nele e adorei os trechos que li!
ResponderExcluirNé, li uns trechos dele e fiquei com a impressão de que vou gostar da leitura. Quero ler, mas nem sei quando vou comprá-lo... =/
Excluir