5 motivos para ler David Nicholls
5 motivos para ler 20 de janeiro de 2013 Aline T.K.M. 23 comentáriosDavid Alan Nicholls, ou David Nicholls, nasceu em 30 de novembro de 1966 na cidade de Eastleigh, condado de Hampshire, que fica no sudeste da Inglaterra.
Antes de começar a escrever, David Nicholls era ator. Ganhou uma bolsa de estudos em Nova York, na American Musical and Dramatic Academy; durante alguns anos atuou esporadicamente em peças de teatro – seu nome artístico era David Holdaway.
Querem 5 motivos para ler o autor?
1. Além de autor de ficção, David Nicholls é roteirista. Aliás, foi mexendo com roteiros que ele ingressou no universo da escrita. Provavelmente influenciado pela carreira de ator, ele começou com leituras de peças e roteiros de cinema como freelancer, o que o levou a trabalhar com leitura e pesquisa de roteiros na BBC Radio Drama, até que se lançou no campo de edição de roteiros. Foi quando ele começou a escrever.
Essa faceta de escritor de roteiros certamente influencia os romances de ficção do autor, em minha opinião. Não é à toa e nem por acaso que as obras do Nicholls possuem tamanha vivacidade. Os personagens são tão humanos quanto é possível ser. E os enredos, bem, eles não flertam com o real, eles são a própria realidade.
2. Nicholls escreveu também o roteiro das duas adaptações cinematográficas de seus livros: Starter for ten (no Brasil, Garoto Nota 10), adaptado do livro Resposta Certa; e One Day, adaptado do livro Um Dia. (Aliás, reservei, e com razão, o quinto motivo inteirinho para falar de Um Dia.)
Foi nomeado aos prêmios BAFTA, e dentre seus roteiros para TV, inclui-se uma adaptação moderna da comédia shakespeariana Much Ado About Nothing (Muito Barulho Por Nada).
3. Dentre os livros preferidos do autor estão O Apanhador no Campo de Centeio e O Grande Gatsby. Falando de filmes, David Nicholls coloca O Iluminado no rol dos seus favoritos. Bom gosto, não?!
4. Até livreiro ele já foi! Quando ainda seguia a carreira de ator, entre um trabalho e outro, Nicholls trabalhou na livraria Waterstones, em Notting Hill.
5. O grande – e forte o suficiente para fazer os quatro anteriores parecerem supérfluos – motivo atende por duas palavras: Um Dia. Enredo incrível, que brinca com a realidade e com o passar do tempo e seus efeitos, não hesitando em chamar o leitor para presenciar cada momento e pensar na própria existência. Como tudo no mundo, há quem goste e há quem não goste, porém é impossível ficar indiferente à história de Emma e Dexter.
Para os fãs do livro, David Nicholls publicou em seu site oficial a listinha completa das músicas da coletânea da Emma (que ela faz para Dexter, no livro).
OBRAS:
Resposta Certa (2003)O Substituto (2005)
Um Dia (2009)
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
23 comentários
Não gostei do filme O Iluminado, acho que sou a única na Terra.
ResponderExcluirhttp://leituramagnifica.blogspot.com.br/
Como assim??? =O
ExcluirOlá.
ResponderExcluirEsse autor me conquistou com Um Dia, que é lindo demais. Entretanto não gostei muito de Resposta Certa :/ Mas tudo bem UAHSAUHSAUHS Adorei o post e os motivos.
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Eu curti Resposta Certa, achei os personagens bem trabalhados (apesar de irritantes, mas mesmo esse aspecto eu gostei). Só que é fato: não dá para comparar Resposta Certa com Um Dia. Um Dia é "O" livro.
Excluir'Um Dia' foi o único livro com qual chorei em toda a minha vida! É claro que para isso a história teve de ser profundamente impactante para minha vida pessoal, e eu usei a playlist certa! rs
ResponderExcluirAdorei o visual europeu da trama, e não li mais nada do Nicholls depois por puro trauma emocional, mas não planejo ficar com esse medo bobo de chorar por muito tempo!!
Adorei o post, e segui aqui!
Beijos,
Vinícius - Livros e Rabiscos
Um Dia me tocou muito, muito mesmo. Não cheguei a chorar, mas quando terminei o livro fiquei meio "jururu", pensativa. Nossa, foi um livro que mexeu comigo.
ExcluirQuanto a Resposta Certa, acredito que não afetará em nada seu trauma emocional hehe, sério, é outro clima, totalmente. E não é chorável.
Bjão!
Tenho o Um Dia dele mas ainda não consegui pegar pra ler! São mtos nas frente rsrs
ResponderExcluirBjo
Samantha
http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/
Vou pesquisar mais sobre ele, mesmo tendo a singela impressão que já li esse nome em algum lugar, rsrsrsrs
ResponderExcluircafe-elivro.blogspot.com
Olá :)
ResponderExcluirTenho vontade de ler o "Um Dia" do autor; esse livro parece ser ótimo ^^
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/
Eu gosto bastante do David Nicholls. Os livros dele são muito fofos!
ResponderExcluirBeijos, Lari
http://bagaco-de-laranja.blogspot.com
Eu já ouvi falar muito bem dos livros dele, mas ainda não tive a oportunidade de sentar e ler um de seus livros!
ResponderExcluirEspero mudar esse quadro com o livro Resposta Certa que peguei emprestado... venho aqui para dizer se ele é bom msmo rsrsrs ;DDD
bjokassss
Roberta Sheyler
http://sonhosliterario.blogspot.com.br/
Legal que você vai ler Resposta Certa primeiro. Porque a grande maioria leu Um Dia antes e acabou se decepcionando com Resposta Certa. Não que seja ruim, enfim, eu não achei, mas não dá para comparar os dois. Depois de lê-lo, leia Um Dia, mas leia mesmo, é um livro inesquecível!
ExcluirAh, depois vem dizer o que achou de Resposta Certa!
Morro de vontade de ler uma das obras do autor, que parecem ser simplesmente maravilhosas!
ResponderExcluirUm Dia e Resposta Certa já estão na minha listinha de desejados há um tempo.
Adorei a ideia do post ;)
Beijos :*
salaodelivros.blogspot.com.br
Oi, Aline!
ResponderExcluirAh, como eu estou louca para ler Resposta Certa! Li Um Dia e me apaixonei pela escrita de David e seus personagens.
Achei os motivos super válidos.
Beijos,
Natalia Leal
http://www.paginas-encantadas.blogspot.com
Taí. Me deu vontade de ler Um Dia depois de ter conhecido melhor David Nicholls. Porque se um cara gosta de O Apanhador no Campo de Centeio e O Grande Gatsby, merece meu respeito. É bom saber que ele mesmo roteirizou as próprias obras para o cinema - como Anne Rice - porque pelo menos não cai no erro clássico dos produtores de fazer uma adaptação tosca apenas para ganhar dinheiro em cima dos fãs (Percy Jackson, oi?).
ResponderExcluirA propósito, tem meme para você lá no blog =D
Clara
http://labsandtags.blogspot.com.br/
Sou APAIXONADA por Um DIA!
ResponderExcluirAdoro a Emma e é um dos melhores livros que li ano passado. =)
Tbm recomendo DEMAIS o David.
Beijo!
Outros cinco motivos para curtir esse cara. Um talento enorme para a literatura. Ainda não li Resposta Certa, mas aposto que sua escrita impecável que pude conferir em Um Dia estará presente e irei amar por isso. Vale a pena de ser lido.
ResponderExcluirBeijos,
Felipe
A Hora do Livro
Oiee,
ResponderExcluirUm Dia eu tenho aqui ainda nao li, mas dizem que é muito bom!
Já Resposta Certa minha amiga leu e ODIOU! Vai saber, né?
hahaha
Beijos!
http://agarotadocasacoroxo.wordpress.com
Achei A PROMESSA o melhor livro dele!!! Incrivel o fato de nao ser tao conhecido..
ResponderExcluirEssa playlist de musicas é a coletânea "Onze anos" que Emma faz para Dexter no aniversário dele?
ResponderExcluirOi Carolina, segundo o que o próprio autor diz na página, essa playlist representa as duas coletâneas que a Emma fez para o Dexter (uma em 1989 e outra em 2000). =)
ExcluirFaz tempo que você postou isso, mas só vi agora e adorei.
ResponderExcluirAmo Um Dia. Sem dúvida um dos meus livros preferidos.
Gosto de Resposta Certa, mas concordo que depois de Um Dia fica difícil.
Beijos,
Carissa
www.carissavieira.com
Pois é, Resposta Certa é bem divertido, gostei bastante, mas Um Dia ainda é o meu preferido dele. Há pouco tempo li O Substituto e achei ok, mas é cruel comparar seus demais livros com Um Dia hehe. Beijo.
Excluir