Livrarias por aí: Atlantis Books, Santorini, Grécia
Grécia 13 de fevereiro de 2013 Aline T.K.M. 14 comentáriosHoje vim falar de uma livraria que conheci em uma viagem especial. Em junho de 2012 passei uns dias na ilha de Santorini, Grécia (realização de um sonho!) e, lá, conheci a Atlantis Books.
Localizada no vilarejo de Oia, conhecido pelo pôr do sol mais famoso de Santorini, a Atlantis Books festejou seus 9 aninhos de vida em janeiro de 2013. É um daqueles cantinhos que fogem um pouco do convencional e atraem pelo charme único, sem falar no visual paradisíaco do entorno. Mas as particularidades não param por aí. Vocês sabiam que eles produzem livrinhos para serem enviados como se fossem cartões-postais? Receber um desses deve ser a coisa mais adorável do mundo!
DO NASCIMENTO DA ATLANTIS BOOKS
A Atlantis Books nasceu de repente quando, ao passar uns dias em Santorini na primavera de 2002, Oliver e Craig perceberam ali a ausência de livrarias. Entre um gole de vinho e outro, surgiu a ideia de abrir uma. O nome, Atlantis Books, foi sugestão do Oliver.
Durante um ano, a ideia foi propagada e amadureceu, enquanto Craig e Oliver chegavam ao fim de seus estudos universitários. Aos dois, juntaram-se Tim, Chris e Maria. Economizaram, foram à procura de livros, quitaram dívidas, escreveram, leram, pensaram... Will juntou-se ao grupo, oferecendo-se para criar o website e o logo da livraria.
Ano Novo, a trupe desembarcou no vilarejo de Oia, em Santorini. Acharam um local vazio com vista para o pôr do sol (magnífico, diga-se de passagem); uns copos de uísque depois, assinaram o contrato de locação. Resolveram os trâmites burocráticos para abrir o negócio. Acharam também um gato e um cachorro, mais alguns amigos, montaram prateleiras, colocaram um barco no terraço e encheram de livros o simpático lugar. Jenny chegou em abril e pintou tudo de azul.
Na primavera de 2004, a Atlantis Books abriu suas portas. Um ano depois, mudaram-se para o centro do vilarejo e se integraram totalmente à comunidade. A livraria abrigou festivais gastronômicos e de cinema, leituras de autores no terraço, e ainda hospedou cães e gatos.
LIVRINHOS QUE VALEM POR UM CARTÃO-POSTAL
A Paravion Press, editora fundada pela Atlantis Books, publica narrativas curtas diversas em livrinhos, concebidos para que as pessoas os comprem e os enviem por correio aos amigos e familiares, como se fosse um cartão-postal – inclusive, o tamanho é igual ao de um cartão-postal.
Com mais de uma dezena de títulos publicados, cada livrinho vem com um envelope, pronto para ser enviado. Trazem também uma página em branco para dedicatória, caso a pessoa queira escrever algumas palavras para o destinatário. Os livrinhos são um mimo, alguns são especialmente ilustrados. Publicados em edições limitadas, possuem acabamento feito à mão e incluem um marcador de páginas da loja.
Por ocasião das festas de fim de ano de 2012, e dado o sucesso da edição de Natal do ano anterior, foi feita uma segunda impressão – nesses livrinhos formato "cartão-postal" – do conto Os Mortos* (The Dead), de James Joyce, com ilustrações exclusivas.
*O conto Os Mortos faz parte do livro Dublinenses, cujo review vocês podem ler aqui.
Recentemente, a Atlantis Books entrou na listinha das 20 livrarias mais belas do mundo, feita pelo site Flavorwire.
Visitem o site da livraria Atlantis Books.
Mais fotos? Visitem a galeria da Atlantis Books no Flickr.
UM POUQUINHO DO VILAREJO DE OIA, EM SANTORINI
Na ilha vulcânica (e inabitada) de Nea Kameni, com Santorini ao fundo. |
Créditos das fotos: algumas fotos são da galeria da própria Atlantis Books no Flickr; outras são do site da livraria; as do livrinho são daqui.
As fotos de Oia foram tiradas por mim, bem como algumas da livraria (as mais ruinzinhas: tiradas com o celular porque àquela hora a bateria da câmera já tinha acabado).
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
14 comentários
Estou APAIXONADO por essa livraria, sério mesmo! E esses livrinhos/cartões postais???? Que mimo!!!
ResponderExcluirGostei pra caramba da postagem, você esta de parabéns!
Fiquei morrendo de vontade de visitar! Quem sabe um dia, né? Rsrsrsrsrssrs
http://cafe-elivro.blogspot.com.br/
Oi, Guilherme! Não tem como não se apaixonar por esse cantinho, não? Eu moraria fácil lá dentro hahaha. Obrigada, fiquei bem contente que tenha gostado do post!! Beijo!
ExcluirAh, são tão lindas! Adoraria fazer uma viagem à Grécia, porque acho um charme a cidade totalmente branca. E esse livraria? Tão linda e simples, deve uma vontade de pegar um livro e ler lá mesmo.
ResponderExcluirBibliotecando com a Cris
Então, Cris, foi isso mesmo o que mais curti na livraria: a simplicidade, o aspecto rústico. Esse ar de baguncinha, livros empilhados, lugares improvisados, me lembrou a Shakespeare and Co. de Paris, outro lugar charmosíssimo e com essa atmosfera mais simples, com cara de antiguinha. Baijo!
ExcluirMeu Deus, que lugar mais lindo. Meu sonho conhecer a Grécia e um dia eu vou *-*
ResponderExcluirAchei super legal a proposta dessa livraria, além de ser linda, tem todo o toque especial de você pode mandar como cartão postal, livrinhos. Muito legal mesmo. É um daqueles lugares que você quer só ir e ficar admirando. hehe'
Beijos!
Segredo de um Mundo
Esses livrinhos de enviar pelo correio são mesmo fofos e criativos, mais legais que as lembrancinhas de viagem já manjadas. Nossa, vai sim conhecer a Grécia, tirando as passagens, as coisas por lá foram bem em conta (pousada, comida,...), e o lugar é inesquecível! Beijo!
ExcluirNossa!! Muito lindo!
ResponderExcluirBjs
eternamente-princesa.blogspot.com.br
Que lindo *o*
ResponderExcluirUm beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Gente, que lugar lindo *---* eu imagino que se eu vou visitar esse lugar e essa livraria, eu não vou ter vontade de sair nunca mais. E ver o pôr-do-sol!!! aaaaaah <333
ResponderExcluirSério, quero um cartãozinho/livrinho desses *-* muito fooofos, que amor! E adorei a história da criação da livraria. Mt alcool envolvido, ein? UAUHAHUUAH
Sério, amei <3
Beijos,
Leeh - Hangover at 16.
Oi, Leeh! Olha, você tem razão, uma vez estando nesse paraíso, a vontade de ir embora é zero. Pena que essas coisas lindas duram poucos dias e a gente tem que voltar para a vida real, né hahaha. Bjo!
ExcluirNossa, que delícia! A viagem deve ter sido maravilhosa *-* Estou babando nas fotos do lugar... e como se já não bastasse estar em um lugar tão encantador, você ainda encontrou uma livraria maravilhosa! Adorei :)
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar a experiência!
Beijos,
Nanie
O sonho da minha vida é conhecer a Grécia! E ainda me faltou coragem, nem é tanto o dinheiro. Sei lá, sair da zona de conforto para um local estranho não é fácil. Mas lá realmente é um paraíso!
ResponderExcluirBeijos
Márcia Desirée
www.tesouroliterario.com
Oi Márcia! Concordo plenamente que sair da zona de conforto não é fácil e custa para a gente tomar esse tipo de decisão. Mas também vou te falar uma coisa: uma vez que a gente sai dessa zona, a gente vicia e não consegue mais ficar muito tempo nela! =P Vai sim para a Grécia e aproveita muitoooo! Um beijão!
ExcluirNossa, Aline. Deve ter sido uma viagem e, especialmente, uma visita maravilhosa. A Grécia é esplêndida e conhecer um cantinho que reflete sua literatura deve ter sido uma experiência única. Adorei as imagens e o post. Um abraço!
ResponderExcluirDe Frente com os Livros