Vi na Livraria: O Último Amigo, de Tahar Ben Jelloun
À la française 23 de maio de 2013 Aline T.K.M. 4 comentáriosJá havia mostrado um livro do autor em um post da coluna Chez le Libraire, onde compartilho a sinopse de algum livro em francês que eu tenha vontade de ler, mas cuja leitura não esteja nos meus planos literários a curto/médio prazo, por motivos diversos.
As razões pelas quais decidi mostrar O Último Amigo aqui no Vi na Livraria são as mesmas que falei na ocasião de quando mostrei o livro Le Bonheur Conjugal, em francês, do mesmo autor. Tenho vontade de ler algo do Tahar Ben Jelloun, bem como de ter algum contato com a literatura árabe (ainda que toda a obra de Jelloun seja originalmente em língua francesa); penso que o autor seria uma boa escolha, uma vez que ele é um nome consagrado na literatura contemporânea.
O ÚLTIMO AMIGO, de Tahar Ben Jelloun, Bertrand Brasil.
SINOPSE: Aconteceu em Tânger, cidade cosmopolita, no final dos anos 1950. Dois adolescentes, Ali e Mamed, conhecem-se no Liceu Francês, passam a andar juntos e se tornam amigos. Durante quase trinta anos, essa relação será afetada por mal-entendidos, duras provações sofridas juntos, ciúme disfarçado e traição. Essa amizade arrebatadora quase chega a se assemelhar a uma história de amor de final infeliz. No entanto, no romance 'O Último Amigo', do marroquino Tahar Ben Jelloun, os personagens, de forma quase antagônica, dão a sua versão dos fatos. Constata-se que eles não viveram a mesma história. A ingenuidade de um tem como contrapartida o egoísmo perverso e destruidor do outro. A amizade, em si, seria um mal-entendido?É fascinante acompanhar Tahar Ben Jelloun neste romance ao mesmo tempo tão local e tão universal. Escrito em estilo direto e claro, 'O Último Amigo' é também um retrato cruel do Marrocos dos anos de repressão e das desilusões que se seguiram.
Agora, as perguntas que não querem calar: e vocês, já leram literatura árabe? Gostaram?
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
4 comentários
Aaain, adorei a ideia! Infelizmente, nunca li leitura árabe, mas tenho enorme vontade. Achei curiosa a sinopse de "O Último Amigo"!
ResponderExcluirBeijos
Nunca li nada da literatura árabe, apenas o bons provérbios. Mas fiquei bem curiosa com essa sinopse, Aline.
ResponderExcluirAh! Sabe uma coisa que ia perguntar para você? Consegui o e-mail do David Labs e estou formulando algumas perguntas para ele para uma entrevista, você tem alguma que gostaria de fazer? Claro que daria os devidos créditos e se você quiser postar a entrevista aqui, seria ótimo também! :)
Um beijão,
Pronome Interrogativo.
www.pronomeinterrogativo.com.br
Hehehe adorei a parte do "apenas bons provérbios"! Eu também nunca li nada mas sempre tive a maior curiosidade. Esse autor, o Jelloun, realmente me intriga, o cara é muito bem conceituado. Bjinhos! Ah, te enviei por email as perguntinhas para a entrevista!
ExcluirBacana esse achado sobre outros autores além dos americanos, as vz sinto falta de ler outras culturas, mas acabo ficando no mais do msm pq nunca encontro novidades...
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison