Celebrando o 130º aniversário do autor, que na verdade foi ontem (mas estou certa de que ele não se importa nem um pouco pelo atraso)...
Kafka sofreu de tuberculose durante alguns anos e faleceu no dia 3 de junho de 1924, na Áustria, em um sanatório onde se encontrava internado. Sua obra – em grande parte incompleta e publicada postumamente – é admirada mundo afora, e o escritor é considerado um dos mais influentes na literatura ocidental do século 20. A Metamorfose é sua obra mais conhecida.
5 motivos para ler Franz Kafka?
1. Kafka nunca atingiu grande reconhecimento e fama em vida. Aliás, se hoje conhecemos e temos acesso à sua obra, devemos isso ao também escritor Max Brod, amigo do autor. Kafka teria lhe confiado o desejo de que destruísse todos os seus manuscritos depois de sua morte; porém, felizmente, Brod não foi fiel à vontade do amigo...
2. O autor tem um vocábulo derivado de seu nome. Além de ter relação com o próprio escritor, e denominar aqueles que o admiram e estudam, “kafkiano” expressa característica absurda e surreal, remetendo a uma atmosfera incompreensível e labiríntica, própria da narrativa de Franz Kafka.
3. Seus textos são repletos de ironia e dor. De fato, Kafka fez parte da Escola de Praga, um movimento voltado para uma criação literária caracterizada pelo realismo, com tendência metafísica, e situada entre a lucidez da razão e um forte sarcasmo.
4. Sua obra é um retrato bastante fiel do ser humano moderno e de sua condição. As cidades são modernas, urbanas e burocráticas, lugar onde tudo assume enormes proporções; enquanto o homem é um ser frágil, inserido nesse ambiente hostil. Em obras como A Metamorfose e O Processo vemos bem esses aspectos.
5. Franz Kafka foi um cara introvertido, que levava em si certa misantropia tácita. Desajustado, o escritor foi acompanhado pela solidão durante toda sua vida; era incompreendido pelo pai, e suas relações amorosas foram atribuladas e inconstantes. Por outro lado era independente e prezava sua individualidade, chegando mesmo a buscar a solidão para dedicar-se à literatura – seu refúgio e razão de viver. A solidão pode ser vislumbrada em toda a sua obra, nos próprios personagens e/ou nas situações por eles vivenciadas.
PRINCIPAIS OBRAS:
A Metamorfose (escrita em 1912, publicada em 1915)O Processo (escrita em 1914, publicada em 1925)
Carta ao Pai (escrita em 1919)
O Castelo (escrita em 1922, publicada em 1926)
Um Artista da Fome (conto publicado em 1922 e em 1924)
O Desaparecido ou Amerika (publicada em 1927)
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
10 comentários
Aline,
ResponderExcluireu gosto demais do autor! A Metamorfose é uma história muito boa e O Processo é genial!
Beijos,
Nanie
A Metamorfose é um livro e tanto. Li há muitos anos (ainda do colégio, 1º ano do ensino médio, acho) e quero relê-lo porque acredito que vou enxergar outras nuances na história, creio que terei uma percepção bem diferente hoje.
ExcluirBjs.
Não conhecia o autor mas confesso que fiquei com vontade de ler os livros dele!
ResponderExcluirUma pena estes autores que só são reconhecidos depois de mortos... :/
Beijos!
Bia | www.livroseatitudes.com.br
Até este ano Franz Kafka era apenas um clássico. Mas, após ler A Metamorfose e uma série de contos compiladas no livro "Essencial Franz Kafka", da Penguin-Companhia, as coisas mudaram. Tenho que admitir, o tipo de perturbação que a obra é capaz de incutir no leitor transcende, particularmente, qualquer experiência de leitura anterior. Desde então,tenho nutrido um certo fascínio pela produção do autor.
ResponderExcluirAbraços
Juan - sempre-lendo.blogspot.com.br/
Juan, você leu a compilação de contos do Kafka! Eu quero tanto ler esse livro. A Metamorfose marca pelo verdadeiro mergulho no interior (sombrio) do ser humano; quero ler o livro novamente porque o li há tantos anos atrás...
ExcluirAcredita que nunca li nenhum livro do autor? *vergonhaaa*
ResponderExcluirAdorei o post!
Um beijo;
http://www.garotadolivro.com/
Leia A Metamorfose, é inesquecível e impossível de ficar indiferente perante a história.
ExcluirComo nunca li nada do autor, tem algum q vc indique? Que seja bacana começar por ele?
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
Andy, do Kafka só li A Metamorfose (e também alguns trechos de Carta ao Pai). Recomendo (sempre!) A Metamorfose, que traz uma mensagem que certamente não passará despercebida. Inclusive, tenho vontade de reler o livro num futuro próximo. =)
ExcluirAcabei de ler o primeiro livro do autor, A Metamorfose. Adorei a leitura! É rápida e dinâmica. E é possível fazer muitas análises sobre o livro. Vim parar aqui no seu site justamente atrás de outras interpretações rs E agora comecei a seguir no Instagram. O próximo que quero ler do mesmo autor é O Processo.
ResponderExcluir