Livro + Filme: Paranoid Park, ótimo filme que eu não sabia que era livro
Blake Nelson 8 de agosto de 2013 Aline T.K.M. 22 comentáriosVi Paranoid Park, do Gus Van Sant, no cinema há um tempão atrás (em 2008, acho), e recentemente descobri que o filme se trata de uma adaptação.
De mesmo título, o livro é um YA do autor Blake Nelson. Mesmo não tendo sido lançado no Brasil, acho válido falar de Paranoid Park porque o filme é MUITO bom; com atmosfera tensa, a história revela uma juventude solitária, deslocada do mundo.
LIVRO: Paranoid Park, de Blake Nelson, sem edição brasileira.
SINOPSE: Foi um acidente. Ele não teve intenção de matar o segurança. Ninguém sequer sabe que ele esteve no Paranoid Park. Deveria confessar? Ou será que ele consegue escapar dessa? É o tipo de pergunta que ninguém deveria ter de responder.De maneira intensa, Blake Nelson revela um filme noir em forma de livro, cheio de um obscuro drama psicológico. A história instigante de um adolescente skatista que, enquanto tenta se enturmar com um pessoal do skate, cai em um mundo de crime, culpa e medo – do qual tenta desesperadamente se ver livre de novo.
Segundo o próprio autor, Paranoid Park é uma espécie de Crime e Castigo em versão YA.
O livro não foi lançado no Brasil, mas a edição em inglês pode ser encontrada em várias lojas online.
FILME: Paranoid Park (dirigido por Gus Van Sant, França/EUA, 2007)
O filme foi o vencedor do Prêmio Especial de 60 Anos do Festival de Cannes, em 2007.Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
22 comentários
Gente o.O Como assim eu não conhecia esse filme do Gus Van Sant??? E eu pensando que já tinha visto uma boa parte dos seus filmes :P Adorei conhecer Paranoid Park (E o melhor é que tem livro, pena que não chegou aqui ainda)
ResponderExcluirBeijos,
Jhey
www.passaporteliterario.com
Oi Jhey, pior que Paranoid Park é o único filme que vi inteirinho do Gus Van Sant; já vi trechos de Milk, ah vi também a história dele em Paris, Eu te Amo, e pequenos trechos de uns filmes mais antigos dele. Mas só. Ele é um dos diretores de que tenho vontade de ver toda a filmografia, ou grande parte dela.
ExcluirOi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia nem o livro, nem o filme, mas achei a premissa da história bem bacana.
É tão bom quando a gente se surpreende e descobre que um filme que gostamos tem livro né?!
Beijos, Pah - Livros & Fuxicos
Oi linda, como vai?
ResponderExcluirNunca vi este filme, mas me animei.
Parece ser bom.
Obrigada pela visitinha no meu blog.
Retribuindo aqui...
beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas adorei o trailer. Mesmo antiguinho, vou ver se ainda acho pra baixar e ver. O livro vai ser mais difícil pra eu ler já que não tem por aqui.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Não é difícil achá-lo para baixar, e é um filme que vale a pena, eu garanto. Achei engraçado você dizer "antiguinho", fui até conferir o ano do filme de novo, sei lá, na minha cabeça é coisa recente hahaha, daí conto quantos anos já se passaram e percebo que sim, passaram-se vários anos (tô naquele clima de "o tempo passa tão rápido, parecia ontem", bem de velho, sabe). Bj.
ExcluirNão sabia que era livro! Eu gostei do filme principalmente pela sua trilha sonora, HAHA.
ResponderExcluirBeijos!
http://literallypitseleh.blogspot.com.br/
Nossa, sabe que eu nem tenho uma lembrança muito vívida da trilha sonora desse filme??!! Faz uns bons anos que o assisti, mas mesmo assim, não me prendi muito às músicas, ou então não me lembro. Preciso ouvi-las de novo hahaha.
ExcluirDesconheço ambos, porém curti a ideia "noir" do filme, drama psicologico e atmosfera tensa. Vou tentar achar pra assistir o filme se curtir caço o livro em inglês mesmo.
ResponderExcluirAbs
http://tediosoc.blogspot.com
O filme é bem psicológico, e eu adoro isso hehehe. Recomendo se você também gosta de tensão, de conflitos internos... filmaço. =)
ExcluirPeraí! Eu não conheço o livro, nem o filme O.o
ResponderExcluirSe é mesmo tudo isso, preciso ver já!
Beijos,
Nanie
Procurando para assistir já!!!
ResponderExcluirEu não conhecia nem um e nem outro...
Vanessa - Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas só a sinopse me deixou curiosa. Pena que ainda não tem no Brasil, enfim, espero ter a oportunidade de ler e assistir.
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
Não conhecia o filme, nem o livro. Gostei da sinopse e adicionei na minha lista de desejados.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirmuito legal o filme e o livro, não conhecia nenhum dos dois mas agora fiquei super curiosa!
Bjs
Não conhecia o filme nem o livro, acredita? Enfim, fiquei curiosa para ler, mas não sei ler em inglês :( Uma pena. Resta esperar lançar no Brasil...
ResponderExcluirUm beijo, Karine Braschi.
Geek de Batom. (@geekdebatom)
Oiee :)
ResponderExcluirÉ tão bom quando assistimos um filme e gostamos bastante e descobrir que temo livro.
Bem, tem alguns caso que decepciona e tem que ser o filme ou o livro, bem como não sei inglis*
Vou ver o filme, rsrs.
Beliscões carinhosos da Máh-
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Oi Maria, vê sim o filme porque vale muito a pena. =)
ExcluirAmo Thriller psicológico! Ansiosa para ler o livro! A sinopse é incrível. Me deixou curiosa. Será que tem previsão de publicação aqui na nossa terrinha? ;)
ResponderExcluirbeijos
Obrigada pela visita ao SMM.
http://sobrevivendomundomoderno.blogspot.com.br/
Oi Greice! Também adoro thriller psicológico, muito mesmo! É uma pena, mas até onde sei não há previsão de publicação no Brasil. =/ De todas as formas, se não quiser ler em inglês, recomendo fortemente o filme, é muito bom mesmo. Um beijo!!
ExcluirOi Aline,
ResponderExcluirEu já vi o filme, mas confesso que não sabia que era adaptação de um livro. Ótima informação. Seria legal que ele fosse lançado por aqui! =D
Acho que essa foi minhas primeira experiência com o Gus.
Beijão!
Ademar Júnior
Cooltural
Então, faz anos que vi esse filme (também foi minha primeira experiência com o Gus), e eu só descobri pouco antes de escrever o post que se tratava de uma adaptação. Agora, imagina se não fiquei p* da vida que nenhuma editora tenha publicado isso por aqui... Sempre dá para ler em inglês, mas...
Excluir