Livro + Filme: Não me abandone jamais
Companhia das Letras 2 de dezembro de 2013 Aline T.K.M. 13 comentáriosA temática esbarra na ficção científica, embora o foco da trama seja completamente o lado humano, o drama dos personagens causado pela condição à qual são submetidos desde o momento em que nasceram. Uma história de amor e do que significa ser humano.
O filme é imperdível; será que o livro também é?
LIVRO: Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro, Companhia das Letras.
SINOPSE: Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados.No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição. Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir".
Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.
FILME: Não me abandone jamais (Never let me go, dirigido por Mark Romanek, EUA/Reino Unido, 2011.)
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
13 comentários
Oi eu ainda não li este livro nem vi o filme, mas achei a premissa muito interessante.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Olá Aline,
ResponderExcluirNossa, esse livro é uma novidade pra mim. Eu assisti o filme e gostei muito. Acho que o livro deve ser tão bom quanto.
Beijos :D
Gostei do filme, apesar de ser completamente avessa à esse tipo de temática e a qualquer coisa sobrenatural ou de ficção científica, até que a mensagem por trás da história e o desenvolvimento da mesma conseguiram me convencer. Tenho muito interesse em ler o livro, como (quase) sempre deve ser ainda melhor que o filme. ;D
ResponderExcluirO que me distancia um pouco dos filmes de ficção científica é que a maioria, pelo menos os mais "comerciais", digamos, traz várias sequências de ação (lutinhas e afins) que me deixam com sono. Agora "Não me abandone jamais" tem um foco totalmente humano, e foi justamente isso o que me encantou no filme. Aliás, fui vê-lo no cinema e nem fui com a intenção de "ver uma ficção científica", nem sabia que a temática era essa. Como não conhecia a história, eles seguram esse "mistério" por um bom tempo no filme.
ExcluirEu tenho esse filme no meu pc tem uns 6 meses, mas sempre enrolo para ver. Vamos ver se nas férias eu consigo!! Ia morrer sem saber que ele era uma adaptação. o.O
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Nossa, Denise, assista já ao filme! É lindo, muito triste e muito humano. Daqueles que você não volta à vida real tão logo depois de vê-lo.
ExcluirAline,
ResponderExcluirNão sabia que tinha uma adaptação desse livro. E, embora eu não o tenha lido, é um livro muito bem recomendado. Aliás, Kazuo Ishiguro é um autor muito elogiado.
Abraços
Juan - sempre-lendo.blogspot.com.br/
Poxa, sabe que eu nem sei muito a respeito do autor, li mais agora ao montar o post. Já vi o filme, sabia do livro, mas nunca li nada do Ishiguro e não tinha ideia do quanto ele é aclamado. Além deste, fiquei curiosa para ler também "Os resíduos do dia", que lhe rendeu o Man Booker Prize.
ExcluirPois é, estou com esse livro para ler, comprei já faz um tempo. Espero ter a chance de lê-lo em breve.
ExcluirAinda não li o livro, mas vou adicionar a minha lista, porque o filme é maravilhoso, esbarra mesmo na ficção científica, mas a temática em si é muito forte e mostra o lado egoísta do ser humano. Eu achei um filme sobretudo de reflexão e limite da ciência.
ResponderExcluirbeijos
http://livrorosashock.blogspot.com.br/
Nossa que sinistro O_O
ResponderExcluirParece ser super interessante, não conhecia nem o filme nem o livro. Acho que vou assistir esse final de semana *O*
Beijos, Paula
http://www.interacaoliteraria.com/
Chorei muito assistindo ao filme rs e só depois fui saber que ele era uma adaptação, desde então vivo tentando comprar o livro, mas ele sempre está com um preço elevado demais haha um dia comprarei ;)
ResponderExcluirBeijos,
Jhey
www.passaporteliterario.com
Oi Aline,
ResponderExcluirSou louco pra ler alguma coisa do Kazuo Ishiguro, isso pelo fato de ele ser considerado um dos melhores escritores japoneses, ao lado de nomes como o Haruki Murakami.
Não sabia que havia um filme baseado nesse livro dele. Vou tentar conferir ambos, livro e filme.
Adorei a dica.
Beijos
Cooltural