Meu coração de pedra-pomes [Juliana Frank]
Companhia das Letras 7 de janeiro de 2014 Aline T.K.M. 16 comentáriosDesbocada, a garota de dezenove anos trabalha como enfermeira num hospital, além de vender servicinhos clandestinos aos pacientes à beira da morte, por exemplo, comida industrializada. O único consolo é saber que o bordel será sempre uma alternativa nos momentos mais desesperadores.
Que o leitor jamais venha a subestimar Lawanda, porém! Em sua inexperiência e mesmo ignorância, Lawanda é muito viva. A não necessidade de dar provas da própria inteligência, por si só, já é um ato de astúcia. Gente de filosofia e mistérios próprios, a personagem parece possuir um método particular de viver, uma lógica pessoal que nem sempre segue a mesma direção da lógica coletiva. Está sempre “pontualmente atrasada” e usa um vocabulário inventado com uma naturalidade impossível.
Meu coração de pedra-pomes é aquilo que muitos poderiam definir como wannabe despretensiosamente excêntrico, e é certo que é uma leitura de puro entretenimento, não soma nem tira. Talvez seja exatamente isso o que o torna genial, hilário e dotado de personalidade. A narrativa crua e de palavreado chulo reflete algo da sujeira e da miséria humanas, da vida real, dos dias que tomam sem oferecer nada em troca.
Como a paixão de Lawanda pelos besouros – e por costurar borboletas nas calcinhas, e pelo amante José Júnior –, criamos gosto pelo livro, uma espécie de paixonite meio secreta e incompreendida. Daí uma leitura que não saímos recomendando por aí, exceto àqueles que sabemos suficientemente loucos para apreciá-la em suas particularidades – característica que faz dela algo especial.
Tenho lá minhas dúvidas, mas talvez, a maneira mais justa de terminar isto aqui seja confessando: Juliana Frank, você acaba de ganhar mais uma fã.
LEIA PORQUE...
É literatura nacional desprovida dos "quero/tento ser". Apenas é o que é; e é boa demais.DA EXPERIÊNCIA...
Para ler numa “sentada” só, rindo sozinho enquanto balança ligeiramente a cabeça de incredulidade.FEZ PENSAR EM...
Sabe aquelas personagens que conquistam, que marcam e você nem sabe explicar direito por quê? Pois bem...Título: Meu coração de pedra-pomes
Autor(a): Juliana Frank
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2013
Ano da obra: 2013
Páginas: 112
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
16 comentários
Oi Aline!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Achei bem interessante :)
Adorei seu jeito de fazer resenhas.
Bjokas
Samy
http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/
Ei, obrigada, Samy!!
ExcluirParece ser um livro interessante
ResponderExcluirMas não curto poesias
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Não sei ainda se amei ou se odiei esse livro, mas as tiradas dela sobre amor são geniais!
ResponderExcluirÉ um livro diferente, sem dúvida! Também curti demais as tiradas da Lawanda, muito bom.
ExcluirA diferença de blogs literários para o seu, é justamente essas perguntas que você faz e nos deixam com vontade de ler. Fiquei com vontade do livro porque adoro livros com personagens marcantes!
ResponderExcluirÉ isso aí! O livro pareceu ser bem interessante.
Beijão!
Oi Anny! Curti o livro e recomendo, assim, é bem desbocado, como eu disse na resenha, despudorado, e é essa a graça toda.
ExcluirBem diferente do tipo de leitura que chama minha atenção, mas você falou sobre ele de um jeito tão interessante, que confesso que fiquei curiosa.
ResponderExcluirBeijos.
Achei bem legal. Adorei a capa. Pelo jeito que falasses, parece aquele livro que você não dá absolutamente nada por ele mas ele acaba te conquistando (que foi como aconteceu contigo rsrsrs). Me interesso ainda mais sabendo que a autora é nacional.
ResponderExcluirEu já tinha muita curiosidade de ler esse livro e me surpreendi com ele, viu. Gostei da falta de pudor da narrativa, da excentricidade da protagonista, enfim... E sim, é uma autora brasileira que tem um outro livro publicado antes desse (Quenga de plástico, se não me engano) que já ouvi dizer que segue a mesma linha de "palavreado". Vou querer ler com certeza.
Excluirnão conhecia esse livro, e preciso conhecer mais obras lançadas pela companhia das letras.
ResponderExcluirA Cia das Letras tem uns livros que eu amo. É engraçado, a maior parte do que eles lançam me chama atenção, fico interessada na hora.
ExcluirParece ser legal e fofo, sabia que eu não conhecia? Mas que bom que foi uma descoberta nova e boa para você. Tem muito personagem que marca a gente e a gente fica sentindo falta depois é incrível. hahah
ResponderExcluirBeijos
http://www.partesdeumdiario.com/
É um ótimo livro, mas realmente "fofo" não seria uma palavra que eu usaria para descrevê-lo hehe. É tudo, menos fofo. É diferente e vale a pena ler!
ExcluirLi e amei!!! Até resenhei lá no blog.
ResponderExcluirDepois da leitura, me deu uma vontade de pesquisar e ler mais sobre o livro, aí achei a sua resenha.
Beijos!
Esse livro é mesmo muito bom, né! Assim que possível, quero ler o livro anterior da autora. =)
Excluir