Meu primeiro contato com A Onda foi através do filme alemão, de 2008. Se posso dizer que algum filme já me deixou verdadeiramente boquiaberta, A Onda com certeza é esse filme.
Na Califórnia de 1967, o professor Ron Jones criou um projeto com seus alunos que consistia em recriar o ambiente nazi-fascista alemão que precedeu a Segunda Guerra Mundial. O professor se colocou na posição do líder (o Hitler do grupo) e enraizava nos alunos conceitos bastante rígidos de disciplina, de pertencimento a uma comunidade, e da ação no sentido de vigiar e delatar quem desobedecesse às regras do grupo (nomeado Terceira Onda).
O “experimento” foi breve – durou apenas alguns dias –, mas foi suficiente para que saísse do controle do professor, uma vez que os alunos se revelaram facilmente manipuláveis, e muitos deles exageradamente devotados ao projeto.
Foi o próprio professor Ron Jones quem contou a história ao público através do conto The Third Wave, na segunda metade da década de 70. E foi este escrito que deu origem àquele primeiro filme que comentei acima, que originou o livro juvenil de Todd Strasser, que originou o filme – sensacional – de Dennis Gansel.
Não li o livro de Todd Strasser ainda, mas está numa daquelas minhas listinhas de pendências a serem cumpridas em algum momento da vida. Infelizmente nunca foi lançado no Brasil, mas é bem fácil encontrá-lo em inglês em várias lojas pela internet, inclusive em e-book. Dica valiosa.
LIVRO: The Wave, de Todd Strasser (também publicado sob o pseudônimo de Morton Rhue), não editado no Brasil
SINOPSE: Baseado em um incidente real ocorrido em uma classe de História na cidade de Palo Alto, Califórnia, em 1969, A Onda traz um professor que cria um movimento experimental visando mostrar aos alunos o poder de influência de Hitler e como as pessoas o seguiam em suas ideias. Os resultados são espantosos. Extremamente disciplinado e moldado segundo os princípios da Juventude Hitlerista, o grupo tem sua própria saudação, cântico, e sua própria maneira de agir como uma unidade, que acaba ultrapassando as paredes da sala de aula e da própria escola.
O que começara como um experimento de aula evolui rumo a uma pequena sociedade disposta a abdicar da própria liberdade e à obediência cega a seu líder. É preciso parar antes que seja tarde. Todos, sem exceção, aprenderão uma lição que jamais será esquecida.
FILME: A Onda (Die Welle, dirigido por Dennis Gansel, Alemanha, 2008)
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
8 comentários
Poxa, eu já assisti esse filme duas vezes, e não sabia que era oriundo de um livro. Ao mesmo tempo que, nunca entendi porque ele nunca teve uma grande repercussão na mídia abordando um tema tão interessante!
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Abs,
Curto muito esse filme, e só descobri que ele era uma adaptação bem depois de tê-lo visto pela primeira vez. O que acho mais legal é pensar no "experimento" como tendo sido real mesmo, meio sádico mas gostaria de ter visto isso de perto hehe. =)
ExcluirOlá.
ResponderExcluirNão sabia que tinha livro =/
Infelizmente não assisti o filme todo, mas me parece bem legal mesmo e adorei saber mais do que você achou.
Abraços!
De tudo um pouco da Thá
Pois é, pouca gente sabe do livro, mesmo porque não foi lançado no Brasil. Mas o filme é um dos melhores a que já assisti, filmaço. Vale a pena vê-lo inteiro se você tiver oportunidade. Bjs!
ExcluirOi, Aline.
ResponderExcluirEsta minha primeira visita ao seu blog e estou adorando. Fã de Gabo, Saramago, Martin Page? Com certeza vou ficar de olho nos seus posts :)
Quanto ao filme, vi já faz um tempo e achei incrível. Também não sabia do livro. Vou atrás. Obrigada pela dica!
Obrigada, Michelle! Então, eu mesma só descobri o livro bem depois de ter visto o filme; o fato de não ter sido lançado por aqui também não ajuda. =/ Mas é um livro que eu gostaria de ter.
ExcluirNão sei se leio/vejo o filmo, apesar de achar a proposta desafiadora, acho que não é o meu tipo de vibe...
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - A Filha do Sangue (Anne Bishop)
bit.ly/1mOEuGT
Ainda não li o livro, mas olha, o filme.... Recomendo DEMAIS. É realmente denso, muito bom, filmaço mesmo - se você curte algo mais nessa linha. Beijo!
Excluir