Jennifer Egan nasceu em Chicago em 1962, e foi criada em São Francisco. Formou-se em Literatura pela Universidade da Pensilvânia; depois de graduada, passou dois anos na St. John’s College, em Cambridge, Inglaterra, período durante o qual aproveitou para viajar pela Europa.
De volta aos EUA e instalada em Nova York, Jennifer se sustentava fazendo bicos enquanto se dedicava à escrita. Teve, então, seus contos publicados em revistas literárias de prestígio. Depois vieram os romances e, ao mesmo tempo, Egan contribuía como jornalista para a New York Times. Em 2002, ganhou o Carroll Kowal Journalism Award por uma matéria de capa sobre crianças carentes, e em 2009 foi premiada por um artigo acerca de crianças bipolares.
Se você ainda não leu Jennifer Egan, garanto que se animará após conhecer estes 5 motivos para mergulhar nos livros da autora – uma das mais interessantes da literatura norte-americana atual.
A Visita Cruel do Tempo, vencedor do Pulitzer 2011 na categoria ficção |
2. Em 2012, Jennifer Egan escreveu o conto "Caixa Preta"; estruturado em tuítes, foi veiculado no perfil da revista New Yorker, sendo posteriormente publicado na edição especial de ficção científica da revista. A editora Intrínseca também reproduziu a tradução do conto no Twitter, além de disponibilizá-lo em e-book.
3. Com características de “alta literatura”, seus livros não raro fazem referência a obras relevantes da literatura mundial. Mas Egan também inclui outras tantas referências à cultura pop, fazendo o que eu chamaria de um mix completo e interessantíssimo.
4. A Visita Cruel do Tempo rendeu à autora o Pulitzer na categoria ficção, em 2011. Além disso, teve seus contos publicados em revistas como The New Yorker, Harper’s e Granta, e colabora com frequência para veículos importantes, como a revista New York Times. Ainda, em 2011, Jennifer Egan foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
5. O livro Uma História a Três (título original: The Invisible Circus), publicado no Brasil pela editora Record, foi adaptado para o cinema em 2001. O filme homônimo tem direção de Adam Brooks (“Três Vezes Amor”) e traz uma Cameron Diaz bastante jovem no elenco.
BÔNUS! Quando perguntada sobre qual música Jennifer gostaria que fosse tocada em seu funeral, a resposta não poderia ter sido mais interessante: The Passenger, do Iggy Pop.
PRINCIPAIS OBRAS:
Emerald City and Other Stories (1993) – não lançado no BrasilUma História a Três (1995)
Olhe Para Mim (2001)
O Torreão (2006)
A Visita Cruel do Tempo (2010)
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
14 comentários
Oie!
ResponderExcluirJá li da autora o livro A Visita Cruel do Tempo, e é maravilhoso! Gostei demais, achei totalmente diferente de tudo que já tinha lido, e não sabia que ela tinha outros livros publicados. Irei ler!
Beijos ^-^
http://poesiadestilada.blogspot.com
A Visita Cruel do Tempo é mesmo um livro e tanto, gostei muito também. Quando puder, leia Olhe Para Mim, é muito bom também, vale a pena. =)
ExcluirOwnt, acredita que não conhecia a autora?
ResponderExcluirMas vou procurar algum livro dela para ler, é sempre bom inovar os autores, não é mesmo? rsrsr
Beijos!
http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/07/resenha-louca-por-voce.html
Sério?! Nossa, corre para ler algo dela então, os livros que li são ótimos, acredite. Recomendo especialmente A Visita Cruel do Tempo.
ExcluirNossa não conhecia essa autora, mas ao ler seu post fiquei interessadíssima em ler algo dela!
ResponderExcluirBeijos,
Amanda
Divã Literário
Amanda, procura por A Visita Cruel do Tempo; tenho certeza que só a sinopse já vai te deixar um tanto curiosa. =)
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei conhecer a autora, fiquei interessada em ler os livros dela.
Já li o primeiro capítulo de A Visita Cruel do Tempo e desde então está na minha lista de leituras.
Beijos!
http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/
Leia sim A Visita Cruel do Tempo, o livro é genial, garanto. Beijos!
ExcluirComo que eu ainda não conhecia essa autora? Preciso ler algo dela pra ontem.
ResponderExcluirhttp://www.novaperspectiva.com/
Gabriela, procura algo dela para ler! E tenho que concordar com você, precisa para ontem mesmo, já que os livros dela são sensacionais. =)
ExcluirQue legalll! Nãoa conhecia aindaaa, fiuei bem curiosa p conhecer uma obra dela!!
ResponderExcluirBjos!
www.leituravipblog.com
Leia sim; até agora tem 3 livros dela editados no Brasil. Deles, li dois e achei sensacionais. Comece por A Visita Cruel do Tempo, com certeza vai adorar. ^^
ExcluirTô com o Torreão na estante só esperando um bom momento e vibe pra lê-lo. Tem algo na Jennifer que me chama a atenção, não sei o que é (rs), já que não li nada ainda. Espero ler em breve e descobrir! - e quem sabe levar A Visita Cruel pra casa tbm :)
ResponderExcluirO Torreão é justamente o que falta para eu ler! Recomendo muito A Visita Cruel do Tempo, se puder leia sim!
Excluir