Filme sensacional, do qual sou fã confessa! Além de ter sido indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado, e ter ganhado o BAFTA na mesma categoria, Trainspotting foi considerado pelo The New York Times em 2004 como um dos 1000 melhores filmes já produzidos.
Mas o que talvez nem todo mundo saiba é que a produção cult de Danny Boyle é a adaptação de um livro do escocês Irvine Welsh, que o tornou nome de destaque da literatura britânica contemporânea. De fato, Trainspotting é considerado por muitos como um dos romances essenciais dos anos 90.
Trainspotting é, na verdade, o primeiro livro de uma trilogia, formada ainda por Pornô (que se passa dez anos após a história do primeiro) e por Skagboys (que se passa antes da história original e mostra o início do contato entre os personagens). Aliás, Skagboys acaba de ser lançado pela Rocco! #põenawishlist
Nem preciso dizer que preciso desses livros para ontem! E digo mais uma coisinha: se eles trouxerem a mesma atmosfera do filme, ficarei satisfeitíssima! Assistam ao filme e leiam o livro – quem já leu, me fala se curtiu!
LIVRO: Trainspotting, de Irvine Welsh, Rocco
SINOPSE: Livro que consagrou Irvine Welsh como uma das vozes mais representativas de sua geração, Trainspotting é também uma gíria escocesa que significa uma atividade sem sentido, algo que é uma total perda de tempo. Essa expressão resume as vidas de Mark Renton, Sick Boy, Spud, Tommy, Cisne e Begbie, jovens moradores de Edimburgo que passam a maior parte de seu tempo se embebedando em pubs, assistindo a jogos de futebol pela televisão e, principalmente, se drogando. A heroína é a droga preferida, um barato que dura tempo suficiente para aplacar a banalidade da existência. Pelo menos até o próximo pico.Explicitando toda a dor e a banalidade de ser jovem em um mundo de portas fechadas, onde a maior oportunidade que se pode esperar é conseguir um emprego reles em uma grande empresa, ter filhos e desfrutar de uma velhice obesa, Irvine Welsh narra, com ironia e sem meias palavras, o cotidiano de jovens que renunciaram a tudo isso, que preferem se perder em um mundo de contravenções e vagar pelas ruas sem rumo, a ceder a uma vida adulta que não faz o mínimo sentido.
FILME: Trainspotting (dirigido por Danny Boyle, Reino Unido, 1996)
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
18 comentários
Já ouvi falar muito nesse filme, parece que é fortíssimo. E me interessa bastante, vou colocar na minha lista.
ResponderExcluirNo meu blog tem uma seção sobre livros que deram origem a filmes de sucesso. Se quiser ver, dá uma passadinha lá!
http://blogsemserifa.wordpress.com
É um filme muito bom; eu demorei para vê-lo (nunca surgia a oportunidade) e quando vi adorei. Recomendo! (É "forte", assim mesmo, entre aspas; não é nada que seja difícil de ver, sabe.)
ExcluirPode deixar, passarei no seu blog! =)
Parece ser para quem tem estomago!
ResponderExcluirnão sei se teria coragem de ver...
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Rizia, vale a pena ver! Ok, não é nenhum filminho insosso, tem drogas, etc. É ótimo e traz uma mensagem interessantíssima. Bj!
ExcluirTambém adoro esse filme! Mas nunca fui atrás do livro. A cena do bebê no teto sempre me assusta Oo
ResponderExcluirTô louca para ler esse livro e os outros dois que completam a trilogia. =P Nossa, nem fala, o bebê desse filme é tenso, desde o início eu achava que ia dar merda com ele hahaha.
ExcluirOi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirNa lista dos 1000 melhores filmes? UAU! Nunca tinha visto nada a respeito do filme e do livro, mas fiquei bem curiosa quanto a trama.
Vou colocar o filme na lista para ver, quem sabe eu me anime com o livro.
Beijos,
Pah - Livros & Fuxicos
Vê o filme sim, Pah, você não vai se arrepender - principalmente se curtir temas mais fortes. Quanto ao livro, estou muito na pilha para ler hehehe, de fato, gostaria de ler toda a trilogia. Bj!
ExcluirTe falar que já baixei esse filme e tô pra ver há séculos, mas nunca tenho tempo! E agora acabaram minhas férias, então vai ser mais difícil ainda, mas um dia eu chego lá! hahahaha
ResponderExcluirFiquei surpresa porque realmente não sabia que era baseado em um livro, muito menos que era uma trilogia! Bem que podiam fazer filme dos outros também né...
Mas enfim, adorei a dica! Vou tentar assistir o filme o quanto antes.
Bjs!
Nas Quartas Usamos Rosa
Te entendo muito! Tenho uma pasta repleta de filmes no meu hd externo e ainda não assisti nem 10% deles haaha. Concordo: considerando o filmaço que é, gostaria mesmo que houvesse filme dos outros dois livros. Bj!
ExcluirComo diria meu irmão e vou usar as palavras dele "esse filme é muito louco". E faz jus ao livro.
ResponderExcluirNão li o livro, só assisti o filme, ele é bem forte. E faz tempo que assisti. Lendo o post me deu vontade de vê-lo novamente.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Seu irmão sabe das coisas heheh, concordo plenamente com ele! =) Bjoka!
ExcluirNunca tinha ouvido falar sobre o filme e o livro, pra falar a verdade, mas parece ser muito louco, gostei do trailer e da sinopse, curti bastante.
ResponderExcluirVou procurar o filme e assistir, e quem sabe, se eu gostar, eu possa ler toda a trilogia :)
Beijos!
Assiste sim, depois passa aqui para falar o que achou. Garanto que não vai se decepcionar: é realmente um filme e tanto. =) Bjs.
ExcluirDesleixo meu ter ficado tanto tempo sem visitar seu ótimo blog. Mas, vida estava (ou está) meio conturbada.
ResponderExcluirPreciso muito assistir esse filme, e faz tempo já que digo isso hahaha
Acho que desse ano não passa.
Já o livro acho difícil ler, por falta de oportunidade mesmo.
Acho histórias pesadas e cenas fortes!
Normal, te perdoo desta vez rsrsrsrs. Mas sim, assista e depois me dê seu parecer (tenho certeza que será positivo)! =P Bjo!
ExcluirAlineeee
ResponderExcluirEu to lendo o livro, não assisti ainda mas to gostando muito da obra, a atmosfera pesada a linguagem coloquial e uma narrativa que prende.
Abs
Sério mesmo?!?! Poxa, quero muito ler, e provavelmente o farei daqui a um tempinho (solicitei-a no pedido de parceria com a Rocco). Estou superansiosa! Depois que terminar, me fala se curtiu. ;-)
Excluir