Submarine é daqueles filmes que a gente nunca esquece. Com tom melancólico e ao mesmo tempo divertido, o longa indie fala da juventude, das descobertas e angústias dessa época. Fala, mais especificamente, de Oliver Tate: um adolescente desajustado e muito único, meio obsessivo e que leva as coisas ao extremo.
O filme conquista pelo protagonista, e acredito que o livro não seja diferente – ainda não o li, mas quero desesperadamente. Aliás, foi só há pouco mais de um ano que descobri que existia um livro, de fato; intitulado Submarino, o romance é um YA de autoria de Joe Dunthorne.
Espero, com este post, encorajá-los a ler o livro – eu mesma estou mais que encorajada! – e a ver o filme, que é perfeito, diga-se de passagem. Ah, com certeza vai agradar quem assistiu e gostou de As Vantagens de Ser Invisível. Também vale mencionar que a trilha sonora é incrível; já a fotografia chama a atenção pelo tom lavado, conferindo uma atmosfera mais “antiga”, nostálgica – adoro!
LIVRO: Submarino, de Joe Dunthorne, Galera Record
SINOPSE: Oliver Tate vive numa pequena cidade costeira no País de Gales, e se considera um cientista social, um espião no misterioso mundo dos adultos. Seus objetivos? Descobrir o que há por trás do instável casamento de seus pais; desvendar quem é sua misteriosa e também atraente colega de turma, Jordana Bevan; perder a virgindade; e entender onde ele próprio se encaixa no universo.
FILME: Submarine (dirigido por Richard Ayoade, EUA / Reino Unido, 2010)
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
10 comentários
Não conhecia o livro, nem o filme. Mas não sei se vou conseguir esperar para ler o livro não, o filme é totalmente do gênero e jeito que eu gosto. E estava mesmo precisando um boa dica de filme, obrigada! :)
ResponderExcluirBeijos!
livrosdawis.blogspot.com.br
O filme é ótimo, assiste sim! =D
ExcluirOlá... Não conhecia nem o livro e muito menos os filme, mas posso dizer que fiquei bem interessada na leitura e em assistir o filme... gostei de assistir as vantagens de ser invisivel, porém ainda não li o livro, mas quero muito... Adorei a sua dica... Xero!
ResponderExcluirhttp://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Também adorei o filme As Vantagens de Ser Invisível e estou há um tempão para ler o livro hehe. Quanto a Submarine, a atmosfera do filme é parecida ao As Vantagens, sem falar que é muito bom. Recomendo!
ExcluirNossa, tô pra ver esse filme tem mais de um ano e até agora não criei vergonha na cara!
ResponderExcluirFia, procura "Cem ideias que deram em nada" pra ler. Acho que 'ce vai gostar!
Oi, Mareska! Ai, vê sim o filme, é muitooo bom. E obrigada pela dica, vou procurar com certeza! =)
ExcluirOi,
ResponderExcluirkkkk, acho que sou uma exceção, pois não gostei nadinha do filme, apesar de ele seguir um dos meus estilos favoritos (amo, amo de paixão As Vantagens de Ser Invisível) e ter uma fotografia linda. Sei lá, achei a história muito nada a ver e o protagonista bem chatinho. Entretanto, tenho curiosidade pelo livro.
Bjs
Sério? Nossa, eu acho esse filme perfeitinho, mas sabe que não conheço quase ninguém que também conheça e goste do filme. Agora que você disse que não curte, comecei a lembrar e realmente não me vem ninguém à cabeça que já tenha me dito que assistiu. Bjs!
ExcluirEspero que responda kkkk. Assisti o filme e gostei muito, ai tava pensando em ler o livro, mas gostaria de saber antes se o final do livro eh o msm do filme, ou se tem muitas diferenças na historia toda msm, se oolivro vai além do que eh mostrado no filme. Tomara q responda kkkk obg
ResponderExcluirOi Jonathan, tudo bem?? Eu também amoooo esse filme! Mas confesso que ainda não li o livro. Tenho ele na estante e pretendo ler em algum momento deste ano. Mas enfim, a ideia do post foi uma dica de filme adaptado de livro. Acho que sempre existe um risco alto de serem diferentes, livro e filme, mas, sei lá, falando por mim mesma, eu não me preocuparia tanto com isso, mergulharia na leitura mesmo assim rsrsrs. Abs!
Excluir