Os lançamentos literários de outubro fizeram aumentar e muito minha wishlist. Alguns deles, como o sci-fi Eu Sou a Lenda e também O Regresso, romance sobre o poeta Arthur Rimbaud, já estão lá na estante, entre as minhas próximas leituras. Outros livros, como Miniaturista, O Pai Morto, Angosta e A Realidade Devia Ser Proibida, me deixaram na maior ânsia, morrendo de vontade de tê-los para ontem. E a capa de Primatas da Park Avenue?! Adorei!
Esses são só alguns – o post está lotaaado de lançamentos mais que imperdíveis! Thrillers que têm tudo para serem incríveis, livro do Jimmy Choo (aquele bull terrier que faz o maior sucesso no Insta), distopia, Stephen King, David Levithan, clássicos em novas edições, um livro para colorir fofíssimo (quem gosta de bonecas vai amar!). Enfim... confiram os lançamentos literários que mais me conquistaram este mês!
Cilla & Rolf Börjlind, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino | Americanas | Livraria da Travessa | Amazon (edição Kindle)
Olivia se depara com mais uma situação. Tom Stilton, o investigador responsável pelo caso na época, desaparece e todos se calam quando ela pergunta por ele. E mais: seu pai, policial já falecido, também esteve envolvido nas investigações. A busca por Stilton e a retomada das investigações da misteriosa morte da mulher grávida a levam à ilha de Nordkoster.
Paralelamente, a população anda chocada com os assassinatos de moradores de rua em Estocolmo; os espancamentos dos sem-teto são filmados por seus algozes e postados na internet. Haveria alguma conexão entre a violência contra os moradores de rua na capital sueca e a morte da mulher grávida numa remota ilha?
Lúcia Bettencourt, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino | Livraria da Travessa | Amazon (edição Kindle)
O encontro de Arthur Rimbaud com o também poeta Paul Verlaine (1844-1896) na Paris dos cafés e do clima cultural que atraía exilados de todas as nacionalidades foi além da simples troca de versos e impressões. Rimbaud e Verlaine formaram um dos casais mais famosos da literatura, retratado com delicadeza no livro.
Tudo nos é lembrado e contado por um homem no limiar da loucura, sofrendo as dores de um câncer ósseo na perna. Em outro plano, um leitor apaixonado folheia os versos do poeta, como quem os reescrevesse, e refaz a sua biografia. Conjugando História e ficção, Lúcia Bettencourt convida o leitor a um privilégio que só a literatura é capaz de proporcionar: viajar no tempo e penetrar a intimidade de um artista genial.
Veronica Rossi, ed. Rocco Jovens Leitores
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva (e-book)
Quando perde o contato com Nirvana, núcleo onde sua mãe trabalhava em uma pesquisa científica, Aria tenta descobrir uma forma de restabelecer a conexão. E começa uma aventura emocionante repleta de descobertas chocantes sobre a realidade em que vive.
Devido a um trágico evento com a surpreendente presença de um Forasteiro, um habitante do mundo exterior, Aria é abandonada no lado de fora de Quimera, nas terras devastadas conhecidas como Loja da Morte. Um lugar assombrado por tempestades de éter, com ar venenoso e habitado por selvagens e canibais. Aria reencontra o forasteiro, Peregrine ou Perry, que está buscando o sobrinho, levado pelos conterrâneos de Aria. Aria e Perry partem numa viagem em busca de respostas e podem encontrar muito mais do que esperam.
Passados 300 anos após uma catástrofe que devastou a Terra, Sob o céu do nunca segue a tradição dos romances ambientados num futuro distópico dominado por governos autoritários dispostos a manter o poder a qualquer preço. E Veronica Rossi criou um universo apaixonante, um mundo perigoso e cruel, mas ao mesmo tempo belo e fiel à tradição iniciada por sagas como Jogos Vorazes e Divergente.
Nem bem Rory Deveaux pisou em Londres, logo soube a respeito do único assunto que parecia interessar a todos: o assassinato de uma mulher seguindo os mesmos moldes do crime praticado por Jack, o Estripador quase um século atrás. Por uma sinistra coincidência, o internato onde a garota recém-chegada dos Estados Unidos iria morar ficava bem na área de atuação do serial killer mais famoso da Inglaterra. Em dias normais, a área já era frequentada por turistas interessados na história. Imagina agora com um maníaco querendo imitá-lo.
As preocupações de Rory, porém, eram outras. Com seu sotaque diferente e a inexperiência de dividir o quarto com outras pessoas, a adolescente estava morrendo de medo de não se adequar à nova vida. Sorte que sua colega de quarto, Jazza, é legal e que não demorou para fazer um amigo especial, Jerome. Porém, houve uma segunda vítima do serial killer, no mesmo dia e com o mesmo padrão do crime praticado pelo próprio Jack, o Estripador em 1888.
Na data do terceiro assassinato praticado pelo famoso serial killer, a polícia montou um esquema a fim de coibir um próximo crime. Todos estavam proibidos de deixar os dormitórios. Jerome, porém, estava entediado e convenceu as duas meninas a subir no telhado do dormitório masculino para acompanhar a movimentação lá de cima. Mas alguma incomodava Rory: por que só ela havia visto aquele homem careca e com roupas ultrapassadas que abordou tanto ela quanto Jazza na volta furtiva ao dormitório? Por que Jazza insistia que não tinha visto ninguém? Quem era aquele homem? Logo ela descobriria a resposta; e um grupo bem especial de policiais também.
Donald Barthelme, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino | Livraria da Travessa │ Saraiva (e-book) | Amazon (edição Kindle)
Publicado originalmente em 1975, e lançado agora pela primeira vez no Brasil, o livro narra a libertina e desvairada morte do seu protagonista, que ao invés de conduzir o enredo vai sendo arrastado, a contragosto, para um destino que ignora, por um cabo que envolve seu corpo descomunal.
O fio condutor do enredo é a saga dos filhos para enterrar o Pai Morto, uma figura gigantesca, que não está totalmente convencido sobre o fim de sua existência. Transportado para o local de sepultamento, ele questiona o fato de que sua morte física já aconteceu. É clara a sua esperança de permanecer no mundo, e que a dificuldade de enfrentar a separação da família é semelhante à tristeza que os filhos experimentam por sua ausência.
Mesclando gêneros e estilos – fábulas com definições enciclopédicas, diálogos íntimos com reflexões metafísicas – e apresentando contradições, a narrativa levanta a ambiguidade de sensações e sentimentos que permeiam as relações entre pais e filhos.
Jessie Burton, ed. Intrínseca
Onde comprar: Livraria da Travessa | Livraria Cultura | Livraria Cultura (e-book) | Amazon (edição Kindle)
Mas o mundo de Nella se transforma quando Johannes lhe oferece um extraordinário presente de casamento: uma réplica da casa deles em miniatura. Para mobiliá-la, Nella contrata os serviços de um miniaturista – um artista furtivo e enigmático, cujas criações são cópias perfeitas dos móveis e objetos da casa – que envia as peças de um jeito misterioso e inesperado. O presente de Johannes ajuda a esposa a compreender o mundo da família Brandt, mas à medida que ela descobre seus segredos, começa a entender e temer os perigos que os cercam.
Nessa sociedade religiosa e repressiva, ser diferente é uma ameaça às morais e nem mesmo um homem como Johannes está livre. Apenas uma pessoa parece ser capaz de enxergar o futuro que os aguarda. Seria o miniaturista o caminho para a salvação ou o arquiteto da destruição? Miniaturista é uma magnífica história de amor e obsessão, traição e vingança, aparência e verdade.
Andrew Marr, ed. Intrínseca
Onde comprar: Livraria da Travessa | Livraria da Folha │ Amazon (edição Kindle)
O livro aborda as figuras mais marcantes e transformadoras da história, mas também é uma obra sobre nós. Afinal, quanto melhor entendermos como os soberanos perdem o contato com a realidade, por que as revoluções produzem ditadores com muito mais frequência do que geram felicidade, ou ainda o motivo de algumas regiões do mundo serem mais ricas do que outras, mais fácil poderemos compreender o nosso próprio tempo.
Rafael Mantesso, ed. Intrínseca
Onde comprar: Livraria da Folha | Livraria Cultura (e-book) | Amazon (livro físico)
No Instagram, as imagens conquistaram milhares de fãs mundo afora, e em pouco tempo Rafael Mantesso e Jimmy Choo se transformaram em astros: foram matéria de capa no britânico The Times e o simpático bull terrier inspirou uma linha de produtos criados pela grife de acessórios Jimmy Choo.
Wednesday Martin, ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva | Livraria Cultura | Amazon (edição Kindle)
Wednesday fez na Park Avenue de hoje o mesmo que a antropóloga Jane Goodall com seus chimpanzés na Tanzânia: passou a observar os rituais de acasalamento, os ritos sagrados e as mães se comportando como babuínos na saída da escola. Também se aprofundou nas teorias de Margaret Mead para entender a migração sazonal, o culto ao corpo e o desejo avassalador dela própria em possuir uma bolsa que era puro fetiche.
No entanto, mesmo ao tentar manter distância e conservar o olhar crítico, Wednesday foi tragada por esse mundo; quis se integrar, ter amigas, ser aceita e ver seu filho acolhido. E também passou a se questionar, indagando até que ponto se deve ir para ser como os outros, para pertencer a um lugar. Mas foi no momento de maior fragilidade que ela se viu obrigada a aceitar a ajuda daquelas que a princípio a desprezaram. Só então se deu conta de que, em meio à tragédia, nem mesmo coberturas luxuosas e carrões com motorista podem mascarar o que une todas as mulheres: laços profundos de amizade.
Sapphire, ed. Record
Onde comprar: Livraria da Travessa | Saraiva (e-book) | Amazon (edição Kindle)
Em uma saga que se desloca de uma fazenda no Mississippi até o Harlem; de um orfanato católico problemático a sobrados no centro de uma metrópole, o livro narra a luta de um jovem do século XXI para abrir caminho em direção ao futuro.
David Levithan, ed. Galera Record
Onde comprar: Americanas | Submarino | Saraiva | Amazon (livro físico)
Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver em segurança com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados.
Décadas depois, presentes e cartas misteriosos são descobertos trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes, O Amante Japonês explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas.
Afrocat, ed. Galerinha Record
Onde comprar: Submarino | Amazon (livro físico)
Paper Doll Mate é uma série de bonecas de papel vintage, da empresa de design coreana Afrocat, querida por mulheres e crianças na Inglaterra, França, Espanha, Japão e muitos outros países. A obra tanto é uma coleção de ilustrações das Paper Doll Mates como um livro de colorir.
Domingos Oliveira, ed. Record
Onde comprar: Livraria da Travessa | Saraiva | Amazon (livro físico)
Um pungente romance sobre relacionamentos recheado de cenas antológicas de amor, dor, amizade e sexo, Antônio é um livro que se carrega muito da dramaturgia de Domingos, um livro que nasce clássico.
Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor, o reverendo Charles Jacobs, que chega com a família para reacender a fé local. Todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes. Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade.
Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock n’ roll, fugindo da própria tragédia familiar. Com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido e desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto assustador, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados. Revival é uma história eletrizante de Stephen King sobre vício, fanatismo e o que existe do outro lado da vida.
Ernest Hemingway, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Livraria da Folha | Livraria Cultura (e-book) | Amazon (livro físico)
Verdade ao Amanhecer começa no momento em que Pop, famoso caçador, entrega a Hemingway a responsabilidade pela área de caça onde está seu safári. O fato coincide com rumores de que o território poderá ser atacado por uma organização africana que se opõe ao poder colonial dos ingleses. Enquanto o ataque não vem, Mary, a esposa de Hemingway, empenha-se em caçar um leão pelo qual está obcecada.
Acrescentando ao seu dramático painel humano pinceladas de fino humor, Hemingway captura a excitação da caça aos grandes animais selvagens, assim como a incomparável beleza do cenário africano. O autor satiriza, entre outras coisas, o papel da religião organizada na África. Reflete também sobre o próprio ato de escrever e sobre o papel do autor no estabelecimento da verdade.
Héctor Abad, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Folha | Livraria da Travessa | Amazon (livro físico)
A trama gira em torno do Gran Hotel la Comedia, antes sinônimo de luxo, e hoje o lar de pessoas à beira da pobreza. Jacobo, um amante dos livros que antes de ganhar uma herança fora obrigado a transformar a biblioteca da família em sebo, alterna seu tempo livre como jornalista, professor de inglês e cronista. Andrés é um jovem que se julga poeta, ofício que em sua opinião nem de longe pode ser considerado uma profissão, mas algo mais elevado, próprio dos espíritos luminosos.
À medida que as desigualdades sociais se tornam mais evidentes, aumenta a tensão entre os que tentam sobreviver e um pequeno grupo de privilegiados que deseja manter tudo como está. Ao flertar com a distopia e o hiper-realismo social, Héctor Abad cria uma fábula moderna como poucas vezes encontramos na literatura contemporânea. Não à toa, Angosta teve os direitos vendidos para o cinema.
Pedro Henrique Neschling, ed. Paralela
Onde comprar: Amazon (livro físico) | Livraria da Folha
Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens se deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e – por que não? – sábios. Mas, e os sonhos da juventude, onde vão parar?
Maria Clara Drummond, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Folha | Amazon (livro físico)
Um olhar menos compassivo poderia encontrar apenas superficialidade, mas o que se tem é um retrato sincero de uma geração. Narrado em ritmo cinematográfico e com referências a séries como Girls, de Lena Dunham, A Realidade Devia Ser Proibida guarda um vislumbre de uma época tão difícil de definir.
Muriel Barbery, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Folha | Livraria da Travessa | Amazon (livro físico)
As duas garotas, cada uma à sua maneira, se comunicam com um mundo misterioso que garante à vida dos homens sua profundidade e beleza, mas ao mesmo tempo oferece uma ameaça grave contra nossa espécie. As sombras da guerra e do mal avançam, e só Maria e Clara poderão combatê-las, reinstaurando a paz. Mas elas ainda não compreendem os muitos enigmas que as envolvem. De onde vêm? O que as conecta?
A Vida dos Elfos, que terá sequência num segundo volume, busca resgatar a magia poética e natural das coisas, perdida com o desencantamento do mundo moderno. Numa linguagem atemporal, que não permite ao leitor situar a época em que se passa a história, a autora de A Elegância do Ouriço tece um romance original de atmosfera inesquecível, um passeio fabular por jardins encantados e palavras de sonoridade mágica. Ao se aventurar pela fantasia, Barbery faz um elogio à arte e à natureza, as órfãs da contemporaneidade.
Ivan Turguêniev, ed. Penguin-Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Folha | Saraiva | Amazon (livro físico)
À medida que eles se aproximam, fica claro quem está no controle da situação. Disposto a tudo para ser correspondido, Vladímir terá de aprender rapidamente o intrincado jogo da sedução, em que as regras são tão aleatórias quanto obscuras.
Admirado por Henry James e Gustave Flaubert, Ivan Turguêniev foi o primeiro autor russo a ser traduzido na Europa, reconhecido, ainda em vida, como um dos grandes escritores de sua época.
Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo – e são.
Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu Sou a Lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.
Caseen Gaines, ed. Darkside Books
Onde comprar: Fnac | Submarino | Amazon (livro físico)
O diretor Robert Zemeckis, o produtor e corroteirista, Bob Gale, o insubstituível Christopher Lloyd (Dr. Emmet Brown) e até mesmo Huey Lewis, autor de “Power of Love”, canção-tema do filme de estreia, relembram como a saga ganhou vida. Críticos de cinema, documentaristas e fãs dedicados também ajudaram a enriquecer o conteúdo do livro.
Bram Stoker, ed. Zahar
Onde comprar: Livraria da Travessa | Livraria da Folha | Amazon (livro físico)
Essa edição traz o texto integral de Bram Stoker, centenas de notas, apresentação e cronologia de vida e obra do autor. A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.
Joseph Conrad, ed. Cosac Naify
Onde comprar: Livraria da Travessa | Amazon (livro físico)
As ilustrações de Adrianne Gallinari ajudam a contar a história, revelando-se no folhear do livro, entre as páginas.
Curtiram os lançamentos? Quais deles estão na wishlist – ou já na estante – de vocês?
5 comentários
Sob o Céu do Nunca e Revival estão na minha mira!
ResponderExcluirRs
Beijos!
Fabi Carvalhais
pausaparapitacos.blogspot.com.br - @pausaparapitacos
Muitos livros bons, né! Faz uma era que não leio nada do Stephen King, mas quero. Aliás, ainda gostaria de ler todos os livros do autor. Beijo!
ExcluirOi Aline!! Quero muito ler Maré viva e Revival!! E essa edição de Drácula da Zahar está lindíssimaa!! Beijo!
ResponderExcluirMaré Viva parece muito interessante. E as edições da Zahar são sempre especiais, né! Beijinhos.
ExcluirOi Aline!! Quero muito ler Maré viva e Revival!! E essa edição de Drácula da Zahar está lindíssimaa!! Beijo!
ResponderExcluir