Assim que soube que Respire entrou em cartaz, agora em outubro, logo pensei que não podia deixar de vir falar dele aqui para vocês. Mais especificamente, do filme e do livro que o inspirou.
Tive a oportunidade de assistir ao filme no comecinho do ano, no My French Film Festival – festival de cinema francês completamente online e gratuito, que ocorre anualmente entre janeiro e fevereiro. Intenso, Respire trata de uma amizade que se torna obsessiva entre duas adolescentes. Não preciso falar mais, seria entregar demais e o filme realmente é daqueles que vale a pena ser visto. É o segundo longa dirigido por Mélanie Laurent (aquela atriz francesa – diva – que fez a Shoshanna em Bastardos Inglórios) e teve sessão especial na Semana da Crítica, no Festival de Cannes 2014.
Acontece que gostei tanto do filme que, pouco depois de tê-lo assistido, fui desesperada encomendar o livro no Book Depository. O título homônimo é de autoria de Anne-Sophie Brasme, que tinha apenas dezessete anos quando foi publicado, em 2001. Respire ficou vários meses entre os livros mais vendidos na França – nada mal para um livro de estreia de uma autora tão jovem.
Ainda não li o livro (já falei sobre minha imeeeensa fila de leitura?!), mas tenho aguardado ansiosa desde o momento em que o recebi aqui em casa. Só sei de uma coisa: se for tão visceral como o filme, tenho certeza de que vou pirar nele. Uma pena que ainda não tenha sido lançado por aqui; a coisa boa é que, além da edição francesa, tem edição americana também.
Convido vocês – convido, não; intimo! – a conhecer livro e filme, e aproveito para deixar a dica: corram para o cinema e assistam enquanto ainda dá tempo!
LIVRO: Respire, de Anne-Sophie Brasme, Le Livre de Poche (ainda sem edição brasileira)
Edição em inglês: Breathe, de Anne-Sophie Brasme, St. Martin’s Griffin (tem na Amazon e no Book Depository)
SINOPSE: Charlène é uma adolescente comum, porém um tanto passiva e insegura. Ela vive em um bonito apartamento e não lhe falta nada; no entanto, Charlène não parece uma garota feliz: além de sofrer de asma, sente-se incompreendida e mal-amada. Na escola as coisas não são muito diferentes, predominando o sentimento de solidão e de uma espera indefinida. Isso até conhecer Sarah, a aluna nova.Edição em inglês: Breathe, de Anne-Sophie Brasme, St. Martin’s Griffin (tem na Amazon e no Book Depository)
Brilhante e dona de um magnetismo natural, Sarah esbanja atitude e carisma. Não demora muito até que ela e Charlène se tornem as melhores amigas, dividindo suas intimidades e segredos. Porém, o que começou como uma amizade idílica e perfeita transforma-se, pouco a pouco, em obsessão. Pequenas decepções, sofrimento, paixão, desespero. A devoção de Charlène se converte em ódio.
Sarah é tão manipuladora e maliciosa quanto Charlène acredita? Ou é Charlène que, fora de controle, se deixa envenenar pela inveja? Caminhando lenta e assustadoramente até sua conclusão, Respire é um retrato psicológico de uma perigosa e intensa amizade.
FILME: Respire (dirigido por Mélanie Laurent, França, 2014)
E aí, quem aí já foi ou pretende ir ver o filme no cinema?!
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
2 comentários
Que legal!
ResponderExcluirConfesso que não conhecia nem o livro, nem o filme, mas me encantei pela premissa e o trailer está incrível.
Quero os dois!
Amei a dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Rízia, esse filme é MUITO bom! E arrisco dizer que a galera que curte YA e NA provavelmente irá amar, pela temática e tals. Já o livro ainda está na minha fila, vamos ver, espero conseguir ler em breve. ^^ Beijosss!
Excluir