Sessão Vitrine Petrobras: as novidades do projeto, que traz filmes independentes com ingressos por até R$12
Cinema brasileiro 16 de abril de 2018 Aline T.K.M. Nenhum comentário
Criado pela distribuidora Vitrine Filmes com patrocínio da Petrobras, o projeto Sessão Vitrine Petrobras continua a todo vapor e traz novidades em 2018, apresentadas em coletiva de imprensa realizada no dia 10 de abril.
Tive a oportunidade de acompanhar a coletiva e assistir ao filme Baronesa em sessão exclusiva para os convidados. O longa de Juliana Antunes está entre os lançamentos do projeto e tem previsão de estreia em junho. A seguir, conto detalhes sobre a Sessão Vitrine Petrobras, as novidades e os filmes que serão lançados neste ano.
Tive a oportunidade de acompanhar a coletiva e assistir ao filme Baronesa em sessão exclusiva para os convidados. O longa de Juliana Antunes está entre os lançamentos do projeto e tem previsão de estreia em junho. A seguir, conto detalhes sobre a Sessão Vitrine Petrobras, as novidades e os filmes que serão lançados neste ano.
Criada em 2011, a Sessão Vitrine Petrobras traz um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea. Por meio da distribuição coletiva de filmes nacionais, o projeto visa levar ao público um cinema de qualidade e que reflita a cultura brasileira. As sessões acompanhadas de debates também contribuem para atrair novos públicos para o cinema e fortalecer o circuito.
“Até o momento, tivemos mais de 100 mil espectadores nos 17 filmes lançados pelo projeto, tendo uma média de mais de 6.500 pessoas por filme. O que representa um aumento significativo de público em filmes independentes”, comemora Silvia Cruz, diretora da Vitrine Filmes. “É muito importante o trabalho que a Vitrine e a Petrobras fazem. Hoje, a Vitrine é uma distribuidora que é como nossa casa, principalmente para os produtores de filmes mais reflexivos”, opina Sara Silveira, produtora do Pela Janela, lançado pelo projeto em janeiro.
“Até o momento, tivemos mais de 100 mil espectadores nos 17 filmes lançados pelo projeto, tendo uma média de mais de 6.500 pessoas por filme. O que representa um aumento significativo de público em filmes independentes”, comemora Silvia Cruz, diretora da Vitrine Filmes. “É muito importante o trabalho que a Vitrine e a Petrobras fazem. Hoje, a Vitrine é uma distribuidora que é como nossa casa, principalmente para os produtores de filmes mais reflexivos”, opina Sara Silveira, produtora do Pela Janela, lançado pelo projeto em janeiro.
Além disso, anteriormente no projeto, algumas sessões contaram com a exibição de curtas-metragens antes dos longas, o que se revelou uma experiência bastante positiva e que, segundo Talita Arruda, curadora da Sessão Vitrine Petrobras, é bem provável que seja repetida.
Desde janeiro de 2018, o projeto passou a lançar um filme por mês. Entre as novidades, estão também a inclusão de mais quatro cidades no circuito e mais sessões ao longo do ano.
Os filmes da Sessão Vitrine Petrobras terão pelo menos uma sessão diária com horário fixo nos cinemas parceiros, em 24 cidades. Além da programação contínua, também acontecerão pré-estreias com a presença da equipe dos filmes e debates.
O valor dos ingressos para as sessões não ultrapassa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)*, e também existe a possibilidade de garantir acesso liberado às sessões por meio do Cartão Fidelidade Sessão Vitrine Petrobras, que pode ser adquirido no site do projeto.
*OBS.: Cinemas que não fazem parte do projeto, mas que eventualmente exibam algum filme lançado pela Sessão Vitrine Petrobras podem ter o valor do ingresso praticado regularmente pela sala de cinema e não necessariamente pelo valor promocional do projeto.
Desde janeiro de 2018, o projeto passou a lançar um filme por mês. Entre as novidades, estão também a inclusão de mais quatro cidades no circuito e mais sessões ao longo do ano.
Os filmes da Sessão Vitrine Petrobras terão pelo menos uma sessão diária com horário fixo nos cinemas parceiros, em 24 cidades. Além da programação contínua, também acontecerão pré-estreias com a presença da equipe dos filmes e debates.
O valor dos ingressos para as sessões não ultrapassa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)*, e também existe a possibilidade de garantir acesso liberado às sessões por meio do Cartão Fidelidade Sessão Vitrine Petrobras, que pode ser adquirido no site do projeto.
*OBS.: Cinemas que não fazem parte do projeto, mas que eventualmente exibam algum filme lançado pela Sessão Vitrine Petrobras podem ter o valor do ingresso praticado regularmente pela sala de cinema e não necessariamente pelo valor promocional do projeto.
A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda. A proposta tem base na priorização de filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, por seu viés autoral ou por sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura.
A preocupação com a diversidade e em proporcionar uma programação diversificada também está presente na curadoria do projeto, trazendo filmes de gêneros variados e diferentes propostas estéticas, produções de diversos estados brasileiros e coproduções internacionais, obras dirigidas por mulheres, filmes com protagonistas negros, além de abraçar produções tanto de diretores de renome como também de jovens talentos.
Cuiabá, Manaus, São Bernardo do Campo e Vitória entram no circuito parceiro do projeto, que também está presente nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luis, São Paulo e Teresina.
Para conferir a programação e os cinemas parceiros do projeto, é só acessar o site da Sessão Vitrine Petrobras.
Crédito das imagens: Sessão Vitrine Petrobras
A preocupação com a diversidade e em proporcionar uma programação diversificada também está presente na curadoria do projeto, trazendo filmes de gêneros variados e diferentes propostas estéticas, produções de diversos estados brasileiros e coproduções internacionais, obras dirigidas por mulheres, filmes com protagonistas negros, além de abraçar produções tanto de diretores de renome como também de jovens talentos.
Cuiabá, Manaus, São Bernardo do Campo e Vitória entram no circuito parceiro do projeto, que também está presente nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luis, São Paulo e Teresina.
Para conferir a programação e os cinemas parceiros do projeto, é só acessar o site da Sessão Vitrine Petrobras.
Crédito das imagens: Sessão Vitrine Petrobras
LANÇAMENTOS DE 2018
Confira a seguir alguns dos próximos lançamentos do projeto Sessão Vitrine Petrobrás, filmes premiados em festivais e que já são bastante esperados pelo público.
SEVERINA, de Felipe Hirsch (Lançamento de abril, atualmente em cartaz)
Brasil | Uruguai, 103 minutos, Ficção
A vida de um livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada pelas aparições e desaparições de sua nova musa que rouba na sua livraria. Logo, ele descobre que ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade. No entanto, quanto mais se aproxima dela, mais indescritível ela se torna: Por que ela rouba e quais são seus valores? Quem é o homem mais velho com quem ela mora? O que é verdadeiro ou apócrifo nessa história? E, além disso, ele enfim conseguirá ocupar um lugar na vida dela, ao mesmo tempo em que se afasta de sua própria vida?
Brasil | Uruguai, 103 minutos, Ficção
A vida de um livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada pelas aparições e desaparições de sua nova musa que rouba na sua livraria. Logo, ele descobre que ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade. No entanto, quanto mais se aproxima dela, mais indescritível ela se torna: Por que ela rouba e quais são seus valores? Quem é o homem mais velho com quem ela mora? O que é verdadeiro ou apócrifo nessa história? E, além disso, ele enfim conseguirá ocupar um lugar na vida dela, ao mesmo tempo em que se afasta de sua própria vida?
TODOS OS PAULOS DO MUNDO, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira
RJ, 88 minutos, Documentário
A criação da Babel despeja pelo mundo homens que falam línguas diferentes: todos os rostos, corpos e vozes de Paulo José, encarnados nos personagens que o ator interpretou em sua carreira no teatro, na televisão e no cinema. Todos Os Paulos do Mundo é um ensaio cinematográfico sobre Paulo José, um dos maiores artistas do Brasil, no ano em que completa 80 anos de vida.
RJ, 88 minutos, Documentário
A criação da Babel despeja pelo mundo homens que falam línguas diferentes: todos os rostos, corpos e vozes de Paulo José, encarnados nos personagens que o ator interpretou em sua carreira no teatro, na televisão e no cinema. Todos Os Paulos do Mundo é um ensaio cinematográfico sobre Paulo José, um dos maiores artistas do Brasil, no ano em que completa 80 anos de vida.
BARONESA, de Juliana Antunes
MG, 73 minutos, Híbrido
Uma guerra entre traficantes na Vila Mariquinhas, na Zona Norte de Belo Horizonte, faz com que Andreia queira sair da comunidade onde mora e que ajudou a construir. Dirigido por uma mulher, esse filme é um documentário sobre o cotidiano, o passado, os anseios e os entes queridos de outra mulher, sem as tintas da delicadeza, do sentimental e toda a moldura edulcorada da tal e tradicional feminilidade.
MG, 73 minutos, Híbrido
Uma guerra entre traficantes na Vila Mariquinhas, na Zona Norte de Belo Horizonte, faz com que Andreia queira sair da comunidade onde mora e que ajudou a construir. Dirigido por uma mulher, esse filme é um documentário sobre o cotidiano, o passado, os anseios e os entes queridos de outra mulher, sem as tintas da delicadeza, do sentimental e toda a moldura edulcorada da tal e tradicional feminilidade.
ERA UMA VEZ BRASÍLIA, de Adirley Queirós
DF, 100 minutos, Híbrido
Em 1959, o agente intergaláctico WA4 é preso por fazer um loteamento ilegal e é lançado no espaço. Recebe uma missão: vir para a Terra e matar o presidente da República, Juscelino Kubitschek, no dia da inauguração de Brasília. Sua nave perde-se no tempo e aterrissa em 2016 em Ceilândia. Essa é a versão contada por Marquim do Tropa, ator e abduzido. Só Andreia, a rainha do pós-guerra, poderá ajudá-los a montar o exército para matar os monstros que habitam hoje o Congresso Nacional. Este é um documentário gravado no ano 0 P.G. (Pós Golpe), no Distrito Federal e região.
DF, 100 minutos, Híbrido
Em 1959, o agente intergaláctico WA4 é preso por fazer um loteamento ilegal e é lançado no espaço. Recebe uma missão: vir para a Terra e matar o presidente da República, Juscelino Kubitschek, no dia da inauguração de Brasília. Sua nave perde-se no tempo e aterrissa em 2016 em Ceilândia. Essa é a versão contada por Marquim do Tropa, ator e abduzido. Só Andreia, a rainha do pós-guerra, poderá ajudá-los a montar o exército para matar os monstros que habitam hoje o Congresso Nacional. Este é um documentário gravado no ano 0 P.G. (Pós Golpe), no Distrito Federal e região.
CAMOCIM, de Quentin Delaroche
PE, 76 minutos, Documentário
A cada quatro anos, o cotidiano calmo e tranquilo de Camocim de São Félix, pequena cidade de Pernambuco, é chacoalhado. Durante a campanha municipal, a cidade se divide em duas e todas as vidas parecem orbitar em torno da política. No meio deste mercado eleitoral, Mayara, 23 anos, tenta fazer uma campanha “limpa” para eleger seu candidato e amigo César.
PE, 76 minutos, Documentário
A cada quatro anos, o cotidiano calmo e tranquilo de Camocim de São Félix, pequena cidade de Pernambuco, é chacoalhado. Durante a campanha municipal, a cidade se divide em duas e todas as vidas parecem orbitar em torno da política. No meio deste mercado eleitoral, Mayara, 23 anos, tenta fazer uma campanha “limpa” para eleger seu candidato e amigo César.
UNICÓRNIO, de Eduardo Nunes
RJ, 124 minutos, Ficção
Maria, uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles têm ali conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe e onde as duas aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem.
RJ, 124 minutos, Ficção
Maria, uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles têm ali conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe e onde as duas aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem.
TINTA BRUTA, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher
RS, 120 minutos, Ficção
Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.
RS, 120 minutos, Ficção
Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.
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Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
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