Projeto Caixa de Pandora: em parceria com a Pandora Filmes, rede Cinépolis terá exibição quinzenal de filmes independentes | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Projeto Caixa de Pandora: em parceria com a Pandora Filmes, rede Cinépolis terá exibição quinzenal de filmes independentes

Caixa de Pandora 27 de março de 2019 Aline T.K.M. 2 comentários

Caixa de Pandora: em parceria com a Pandora Filmes, rede Cinépolis terá exibição quinzenal de filmes independentes

Com o objetivo de fomentar o cinema independente e levar programação diversificada – uma alternativa aos blockbusters – para além das grandes capitais, nasce o projeto Caixa de Pandora.

Fruto de uma parceria entre a distribuidora Pandora Filmes e a rede Cinépolis, o projeto vem para fortalecer a exibição de filmes independentes, levando-os a salas que normalmente não exibem esse tipo de filme. Dessa maneira, 25 salas da rede Cinépolis em 16 estados brasileiros abrirão espaço para o cinema independente em sua programação. As exibições acontecerão quinzenalmente, e o primeiro filme do projeto estreia já no dia 4 de abril.

A curadoria fica a cargo da Pandora Filmes, que trará filmes inéditos de nacionalidades diversas (incluindo cinema brasileiro), que passam pelos festivais mais importantes mundo afora. Confira a vinheta do projeto:


Ao resgatar um pouco da ideia e do saudosismo da época dos cineclubes, o projeto Caixa de Pandora chega para atender um público amante de um cinema mais diverso, mas que muitas vezes não encontra esse tipo de filme sendo exibido em sua cidade ou em bairros próximos. Além disso, para aqueles que ainda não têm contato com o cinema independente, o projeto também representa uma ótima oportunidade – e um convite irresistível – para conhecer filmes diferentes, de inúmeras nacionalidades, e, quem sabe, se apaixonar de vez pelo cinema indie.

Caixa de Pandora: em parceria com a Pandora Filmes, rede Cinépolis terá exibição quinzenal de filmes independentes

O primeiro longa a ser exibido pelo Caixa de Pandora é o francês Quando Margot Encontra Margot, de Sophie Fillières, protagonizado pela premiada atriz Sandrine Kimberlain, em 4 de abril.

Ainda em abril, no dia 18, estreia o polêmico (e necessário) O Mau Exemplo de Cameron Post, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance. Esse foi o filme a que assistimos no evento de apresentação do projeto, e ele também fez parte da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado. Nem preciso dizer que é imperdível – o longa esteve entre os dez melhores do ano na minha opinião, e já falei sobre o livro que originou o filme aqui.

Caixa de Pandora: em parceria com a Pandora Filmes, rede Cinépolis terá exibição quinzenal de filmes independentes

SAIBA MAIS SOBRE OS PRIMEIROS FILMES DA PROGRAMAÇÃO

04/04 - QUANDO MARGOT ENCONTRA MARGOT
Margot (Agathe Bonitzer), 25 anos, tem uma vida despreocupada, pontuada por frequentes noitadas em Paris. Uma noite, durante uma festa, ela conhece outra Margot (Sandrine Kimberlain), 20 anos mais velha. Detalhes curiosos e grandes semelhanças fazem com que elas descubram que são a mesma pessoa em fases diferentes. Na manhã seguinte, no mesmo trem para Lyon, elas se deparam com Marc (Melvil Poupaud), o ex de uma delas, cujo charme desperta grande atração em ambas. Daí em diante, Margot e Margot acharão cada vez mais difícil se desligar uma da outra e também de Marc. Como seria reencontrar o seu próprio eu? Isto é o que Margot e Margot irão descobrir.

18/04 – O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST
Cameron Post (Chloë Grace Moretz) era considerada uma adolescente comum até que foi pega beijando outra menina. Por isso, é mandada para um centro de terapia de conversão que corrige adolescentes com atração por pessoas do mesmo gênero. No local, em meio a tantas atividades estranhas, conhece outros jovens gays na mesma situação que ela, e finalmente a garota sente que encontrou sua turma.

02/05 – A SOMBRA DO PAI
Quando uma criança é obrigada a virar o “adulto da casa” porque seu pai está doente e a sua mãe, morta, há uma inversão na ordem natural das coisas. A infância se transforma em saga. E a paternidade frustrada, em condenação.

16/05 – COMPRA-ME UM REVÓLVER
O filme traz uma visão distópica de um México controlado inteiramente por cartéis, no qual as mulheres estão desaparecendo. Uma jovem usa uma máscara para esconder sua identidade e ajudar o pai a cuidar de um campo de beisebol frequentado pelos traficantes. Certo dia, ao acordar, a menina precisará lutar pela própria vida.

COMPLEXOS CINÉPOLIS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DO PROJETO CAIXA DE PANDORA

São Paulo - Cinépolis JK Iguatemi
Barueri - Cinépolis Iguatemi Alphaville
Bauru - Cinépolis Nações Bauru
Campinas - Cinépolis Campinas Shopping
Guarulhos - Cinépolis Parque Maia
Jundiaí - Cinépolis Jundiaí Shopping
Sorocaba - Cinépolis Iguatemi Esplanada Sorocaba
Ribeirão Preto - Cinépolis Iguatemi Ribeirão Preto
São José do Rio Preto - Cinépolis Iguatemi São José do Rio Preto
Rio de Janeiro - Cinépolis Lagoon São José - Cinépolis Continente Park
Uberlândia - Cinépolis Center Shopping Uberlândia
Curtiba - Cinépolis Pátio Batel
Caxias do Sul - Cinépolis San Pelegrino
Santa Maria - Cinépolis Praça Nova
Olinda - Cinépolis Patteo Olinda
Macapá - Cinépolis Amapá Garden
João Pessoa - Cinépolis Manaíra Shopping
São Luis - Cinépolis São Luís Shopping
Natal - Cinépolis Natal Shopping
Belém - Cinépolis Boulervard Belém
Manaus - Cinépolis Millennium
Salvador - Cinépolis Bela Vista
Teresina - Cinépolis Rio Poty
Fortaleza - Cinépolis RioMar Fortaleza

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 comentários

  1. AAAAAAAAAA que iniciativa incrível! Feliz por minha cidade estar incluída, vou querer asistir Cameron Post nas telonas, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste sim!!!!!! <3 Que legal que vai ter na sua cidade! Os outros filmes têm cara de ser incríveis também. Depois procura o trailer do Compra-me um Revólver, promessa de filmaço.

      Excluir

Parceiros